Foto: Mídia NINJA

O Movimento Social das Culturas mobiliza mais uma ação estratégica pela derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, nesta semana, em Brasília. A ação visa uma busca a confirmação de votos de parlamentares em favor do setor cultural.

A mobilização nacional pelo futuro da cultura brasileira conta, até o momento, com 190 parlamentares que já se posicionaram a favor da derrubada dos vetos. A meta é chegar a 380. No Senado, 40 senadores apoiam a derrubada dos vetos e a meta é atingir 60.

A sessão conjunta do Congresso Nacional acontece nesta terça-feira (5), às 14 horas, e na pauta está a derrubada dos vetos às Leis da Cultura.

A agenda desta semana na Capital Federal reúne artistas, gestores, produtores, técnicos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura em uma caravana nacional pela derrubada dos vetos de Bolsonaro das Leis que beneficiam o setor artístico e cultural do país. A ação utiliza a hashtag #DerrubaVetosDaCultura

A aprovação destas leis permitirá um investimento no setor cultural de 3,8 bilhões de reais ainda em 2022 e de 3 bilhões anuais a partir de 2023. A cultura e a arte geram cerca de seis milhões de empregos diretos no Brasil e respondem por 4% do Produto Interno Bruto.

Mobilização

Para conquistar os votos da ampla maioria, o movimento convoca a população para maratonar em um mutirão para a caça de votos pelo futuro da cultura brasileira.

Uma das iniciativas para colaborar é entrar em contato com cada parlamentar do seu estado, até esta terça-feira (5), dia previsto para a votação do Congresso Nacional.

Cada voto confirmado será notificado no grupo do Mapa do Voto Nacional. Acesse o grupo através do link https://bit.ly/GrupoMapaDoVoto

Imagem: Design Ativista

Passo a passo

Uma série de ferramentas foi organizada com conteúdos para agilizar ao máximo as buscas por confirmação de votos de todos parlamentares que ainda não declararam publicamente seu voto sim, à favor da Cultura.

Contato das Redes Socias de todos os Parlamentares: https://bit.ly/pressione_parlamentares

Nesta planilha você encontra organizado por estado todas redes sociais dos parlamentares da sua região. É só pegar a lista do seu estado e tocar o mutirão estadual durante todo final de semana.

2. Modelos e de Mensagens e Carta para Parlamentares

Aqui há uma série de modelos de mensagens que poderão ser usadas.

https://bit.ly/Msgs_para_Parlamentares

https://bit.ly/CartaParaParlamentares

Copia, cola e envia. Funciona legal e dá força ao coletivo!

Dica: Copiar, colar e customizar, com o nome do fazedor(a) cultural e cidade, agrega mais valor à mensagem. O importante é ter o maior número possível de mensagens nas redes sociais dos parlamentares.

3. Cards e animações

Neste pasta há uma série de matérias produzido pela comunidade Designer Ativista

https://bit.ly/CardsDerrubaVetos

https://bit.ly/Artes_Para_Projecoes

Escolha o que mais gostar e envie.

4. Mostre o Investimento que seu estado vai receber nos próximos anos

Nesta tabela, estão os valores dos recursos a serem direcionados para seu Estado, e também para as cidades do seu Estado, através das Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.

https://bit.ly/valores_LAB_PG

E neste link é possível baixar artes gráficas com os valores dos recursos distribuídos por Estado.

https://bit.ly/CardsRecursosEstados

Confira o placar atual

Deputadas(os)

SIM: 190
Meta: 380

Senadoras(os)
SIM: 40
Meta: 60