Quarta colocação de Marrocos é histórica para uma seleção africana

Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Lívia Abreu e Rachel Motta Cardoso

Na tarde deste sábado (17), Croácia e Marrocos se enfrentaram pela disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo no Catar. Os clubes já haviam se enfrentado na primeira rodada e na ocasião a partida terminou empatada sem gols, mas hoje foi diferente e a Croácia venceu por 2 a 1.

A partida começou com a Croácia indo mais ao ataque, e não demorou muito para abrir o placar. Aos 6 min, após falta cobrada por Majer, Pericič recebe na área, toca de cabeça e Gvuardiol abre o placar, de “peixinho” sem chance pro goleiro Bono. Aos 8 minutos o empate veio, também em uma cobrança de falta, Dari recebeu livre e mandou de cabeça para o fundo do gol.

Apesar da seleção Marroquina ser mais rápida nas tomadas de decisões, a Croácia passou a pressionar mais. Aos 24 após um cruzamento de Pericič, marcação de Marrocos tira errado, Modric recebe e finaliza, bola passa por baixo da perna do zagueiro e Bono defende. Na sequência, Boufal faz tabelinha com Khannouss, mas Livakovic defende. Marrocos ainda tentou, aos 32 min após escanteio Em-Nesyri cabeceou, mas a bola foi para fora. No finalzinho da primeira etapa, após troca de passes dentro da área, Orsic finalizou forte e o goleiro Bono estava adiantado e não conseguiu defender, ampliando para os croatas.

Com o final do primeiro tempo e vantagem croata, o desafio da seleção de Dalic era manter a posse de bola e evitar o contra-ataque com passes rápidos dos marroquinos. Aos 50’, a Croácia tenta atacar pelo seu lado esquerdo, fazendo um cruzamento para a área marroquina, mas a jogada é bloqueada pela zaga. Somente aos 55’, Walid Regragui coloca um dos maiores destaques de seu time: o jovem Ounahi.

A substituição claramente visava melhorar as jogadas pelo meio, tornando o meio de campo de Marrocos mais rápido e com transições mais objetivas para chegar ao seu gol de empate. O ritmo intenso do jogo fez com que os treinadores utilizassem bastante as suas substituições, mas Walid foi o grande prejudicado.

O zagueiro El-Yamiq precisou ser substituído aos 67’, após sentir contusão na musculatura posterior de sua coxa. O zagueiro acabou sendo substituído pelo meio Amallah. Marrocos não desiste do gol de empate, mas o meio de campo da Croácia, quando retoma a bola, diminui o ritmo do jogo, tendo Modric como seu grande maestro. Nem os seis minutos de acréscimo foram suficientes para que os marroquinos empatassem a partida, ainda que no final dos acréscimos, En-Nesyri perde grande oportunidade e chuta e acerta a rede pelo lado de fora de Livakovic.

A Croácia conquista o terceiro lugar nesta edição da Copa do Mundo e os Leões do Atlas fizeram história chegando até essa etapa e jogando em alto nível com seus bravos guerreiros!

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube