View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

Um encontro entre a chef Paola Carosella e Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) em mais uma edição do Papo NINJA, trouxe às redes o debate sobre o papel que as cozinhas solidárias têm desenvolvido em todo o Brasil no período de pandemia. O debate ocorreu neste sábado (17), às 19h, no Instagram da Mídia NINJA e está disponível no IGTV.

“As cozinhas são nosso útero. É o lugar que nos acolhe, onde você se encontra, você briga, você chora. O que eu vi na cozinha de Brasilândia foi lindo!”, disse Paola durante a live, referindo-se à visita na inauguração da Cozinha Solidária Brasilândia, na zona norte de São Paulo, em março deste ano. O projeto é uma extensão da Campanha de Solidariedade do MTST e tem inaugurado várias cozinhas em diversas cidades durante todo o mês.

Boulos e Paola concordaram, contudo, que mesmo uma grande ação solidária que parte da sociedade civil não tem a efetividade logística e de recursos se partisse do poder público e suas instituições. “A solidariedade agora é fundamental mas não podemos deixar de mencionar isso”, disse Paola. Boulos menciona que com o número de cozinhas vazias que existem hoje no país, seria possível criar centros comunitários com cozinhas coletivas a partir da estrutura do Estado, e não só de ações voluntárias.

Confira o debate completo no IGTV da Mídia NINJA.

Clique aqui para apoiar as Cozinhas Solidárias em todo o Brasil.