Foto: CEMOP

O número de mortos por dia de covid-19 já é maior do que a média diária de mortos de tuberculose. Na quarta-feira, 1º de abril, foram mais de 4,6 mil mortos, de acordo com dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, da plataforma The World On Data, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Nesta quinta-feira, 2 de abril, esse número já havia ultrapassado a marca de 5 mil mortos por dia.

A tuberculose matou cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo, ou 4,1 mil por dia, em 2018, os últimos dados disponíveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, é preciso ressaltar que a covid-19 é uma doença nova e cuja real letalidade só será conhecida ao fim da pandemia.

Todos os anos, aproximadamente 10 milhões de pessoas são infectadas pela doença, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. A tuberculose é “curável e evitável”. Apesar disso, doença é uma das dez que mais matam no mundo e a mais letal quando se trata de um “agente infeccioso único”. Um coquetel de antibióticos é a medicação mais usada para tratar a enfermidade.