Alta da inflação, combustíveis a preços recordes, o carrinho cada vez mais caro nos supermercados e a taxa de desemprego entre as maiores do mundo. Com dezenas de notícias que escancaram a crise econômica, fica difícil esconder que a vida piorou no governo Bolsonaro, um dos principais responsáveis por tamanho retrocesso, mas é isso que a direita tem tentado nas redes sociais.

A famosa técnica de “cortina de fumaça” faz com que um tema que deveria receber a atenção da população seja preterido por outros. O objetivo é desviar o foco e minimizar as notícias negativas e é isso que a rede bolsonarista tem feito. Segundo levantamento publicado na Folha de São Paulo e feito pela agência .MAP, que analisou uma amostra em um universo de 1,4 milhão de posts no Facebook e Twitter entre 11 e 17 de maio, manifestações sobre o Poder Judiciário (9,71%) superaram o debate sobre a inflação (4,12%).

A estratégia das redes bolsonaristas tem sido criticar os poderes e criar factoides sobre elas. Entre os assuntos preferidos para desviar a atenção da população e agitar a base ideológica fiel ao presidente estão as críticas ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, colocando em suspeição o sistema eleitoral brasileiro e ainda a queda de braço com ministros do Supremo Tribunal Federal, questionando a legitimidade da corte. Segundo o levantamento, o índice de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral foi nulo, enquanto o Supremo Tribunal Federal contou com 4% de apoio.

“Os perfis de direita demonstram uma articulação de comunicação nas redes estruturada e eficaz, defendendo os temas de seu interesse, enquanto a esquerda, embora tenha registrado crescimento nessa semana com 20% de presença digital, não consegue o mesmo nível de engajamento”, afirmou a diretora-geral da .MAP, Marília Stabile à Folha de São Paulo.

Outro tema que as redes bolsonaristas tem tentado minimizar são as denúncias de corrupção no governo. Coincidentemente, sempre que estoura um novo caso como o do “Bolsolão do MEC” – com denúncias de compra superfaturada de ônibus escolar e bilhões de reais utilizados para comprar kit robótica em escolas sem luz – Bolsonaro faz uma declaração polêmica que atrai os olhos da imprensa e, principalmente, de seu grupo de apoiadores.