Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Antonio Fernandes e Diego Laguna

La Pulga ainda sonha! De ressaca, os brasileiros viram seus grandes rivais esportivos alcançarem aquilo que, pelo menos nessa copa, nós não conseguimos. A Argentina vence a Holanda nos pênaltis no estádio Lusail, depois de um empate em 2 x 2, e representará a América do Sul no restante do Mundial. O árbitro espanhol Antonio Lahoz comandou o apito em uma partida que confirmou Lionel Messi com um dos grandes destaques dessa Copa do Mundo em vitória que coloca o argentino ainda em posição de sonhar com seu primeiro título do torneio.

O primeiro tempo de um confronto tão disputado como Holanda e Argentina, em uma Copa do Mundo, começou como esperado: pouca objetividade e extrema dificuldade para criação de jogadas ofensivas. Para a euforia dos argentinos, nada como ter um dos melhores jogadores da história em um contexto como esse. Lionel Messi recebe a bola no meio de campo, encontra um espaço que talvez só ele encontraria, e rola a bola para Molina, não muito acostumado em estar na cara do gol, finalizar contra o surpreendente goleiro Noppert. O lateral argentino não faria essa desfeita a Lionel. 1 x 0 para os hermanos e assim se encerrou a etapa inicial.

Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Não seria difícil de imaginar que a pressão holandesa faria parte do cenário da segunda etapa. Porém, obviedades não costumam ter vez no futebol, e a Argentina confirmou isso em campo. Dessa vez, Messi contou com uma jogada construída por sua seleção para marcar seu gol nas quartas de final, já que logrou através de um pênalti sofrido por Acuña.

A tranquilidade não combina muito com os dramáticos roteiros argentinos em Copa do Mundo, que viram logo em seguida Weghorst diminuir a vantagem e colocar fogo no jogo. A partir daí, foram minutos de tensão – com direito a confusões entre os jogadores – até um lance que entrará para a história das copas. Em falta no último lance do jogo, Koopmeiners optou por rolar a bola no meio da área para Weghorst marcar o seu segundo e igualar a partida. Tudo igual e prorrogação à vista.

A prorrogação contou com lances perigosos das duas equipes, com direito a pressão argentina nos últimos minutos, mas nenhuma seleção fez o suficiente para evitar a temida cobrança de pênaltis, algoz de latino-americanos no jogo anterior. Não foi o caso dessa vez. O goleiro Martínez levou à loucura a arquibancada de azul e branco com duas defesas nos pênaltis, e apesar da perda do jovem Enzo Fernandez, Lautáro converteu seu gol e fechou a fatura.

Com o grande resultado, a seleção argentina retorna a uma semifinal de Copa do Mundo. Messi e companhia voltam ao Lusail para um novo confronto decisivo, dessa vez com a Croácia, na terça-feira, dia 13. O sonho latino segue, mas o maior clássico do futebol mundial de seleções não ocorrerá nessa mundial.

Confira a cobertura completa no fio abaixo: