Na contramão das luxuosas ligas nacionais, Inglaterra lidera o ranking de jogadores convocados que atuam até mesmo na quarta divisão de suas ligas

A seleção galesa com sua “tradicional” pose desalinhada: a seleção que conta com mais “alternativos” na Copa do Mundo 2022. (Reprodução: Jornal Record/Portugal)

Por Robert Zell de Sousa

Estamos a poucos dias do pontapé inicial da Copa do Mundo mais cara da história, com a presença das maiores estrelas do esporte, que atuam nos maiores clubes e ligas do mundo.

Mas na contramão desse luxo e glamour, há espaço para alguns casos “alternativos”: o País de Gales por exemplo, convocou entre os 26 jogadores que representarão o país no Catar, 12 jogadores que atuam em divisões de acesso na Inglaterra. A lista inclui Chris Gunter (AFC Wimbledon) e Jonny Williams (Swindon Town), que estão na quarta divisão do escalão inglês.

O curioso é que a própria seleção galesa enfrentará, ainda na primeira fase, a equipe da Inglaterra e jogadores da Premier League, no próximo dia 29, no estádio Al Rayyan. Além do País de Gales, outras 14 seleções também convocaram jogadores que não atuam na primeira divisão dos campeonatos nacionais. São ao todo 45 atletas, de um total de 831 jogadores convocados por todas as seleções para a competição, totalizando cerca de 5% dos atletas presentes no Catar.

A segunda divisão do futebol inglês (Championship) tem, inclusive, 24 atletas convocados para a Copa do Mundo, número superior às primeiras ligas nacionais dos Países Baixos (Eredivisie) e Portugal (19 atletas cada uma).

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube