INSCREVA-SE: http://bit.ly/2SzOqQg

 

Sabe de onde vem essa imagem? É o Carnaval de Naiguatá, na Venezuela. Há 56 anos, os venezuelanos fazem “O Enterro da Sardinha” em procissão festiva no município. A foto é de Miguel Moya, participante da edição 2018 do Otros Carnavales.

Os ensaios da edição 2018 já estão no ar! Confira como foi o Otros Carnavales 2018, com ensaios de mais de 12 países por toda a América Latina e Europa.

E você, onde estará neste carnaval de 2019?

Envie também sua história de carnaval por meio de imagens e texto na cobertura colaborativa do projeto Outros Carnavais. Mais uma vez, o projeto Outros Carnavais convida fotógrafos, videomakers e redatores de todo o continente para contar sobre as performances, as histórias, tradições e festejos de que muitos falam mas poucos conhecem.

Para participar, você deve ler e fazer a inscrição no edita. Todo conteúdo produzido será difundido pelos coletivos integrados ao projeto e difundido em todo o continente.

As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro. Em algumas cidades, serão realizadas reuniões de pauta, oficinas e encontros com os participantes selecionados. Não perca a oportunidade e inscreva-se agora!

Inscreva-se: http://bit.ly/2SzOqQg

 

Revolta dos Garis, Rio de Janeiro, 2014. Que deu origem ao projeto Otros Carnavales. Foto: Mídia NINJA

Sobre o Otros Carnavales

O Otros Carnavales é um projeto de registro e documentação do Carnaval de Rua no Brasil e vários países da América Latina. O projeto busca fazer o registro narrativo do Carnaval a partir de um olhar coletivo não-tradicional, que foge dos estereótipos historicamente atribuídos ao Carnaval e que não estão nas grandes telas. Além das coberturas, a ideia do projeto é também provocar e promover o trabalho coletivo e colaborativo, e as vivências de novas experiências, seja no seu próprio território ou em um novo. 

O projeto nasceu a partir da inspiração gerada pelo Movimento dos Garis Cariocas no Carnaval de 2014. Em greve, os garis se juntaram em um ato-celebração totalmente inovador: ocuparam as ruas do carnaval dando potência política a uma das festas mais tradicionais de nossa cultura latina. A Mídia Ninja fez a cobertura completa da “Revolta dos Garis”, e extremamente inspirada por ela, é lançado o projeto Outros Carnavais.

Em três anos, o projeto cresceu e se aperfeiçoou. Já 2015, a Mídia NINJA se junta à Rede Latino-Americana de Fotografia Coletiva, que agrega mais de 20 coletivos de fotografia, de 10 países, e desenvolvem a ideia de convocar midialivristas de todo o continente por meio de edital aberto para que possam desenvolver juntos a produção narrativa dos Carnavais por meio de uma residência artística nas casas coletivas da rede Fora do Eixo. Mais de 200 pessoas já passaram por este processo de formação e produção em rede, tendo gerado um rico acervo sobre o carnaval por meio de fotos, vídeos e textos.

Conheça as edições anteriores e se inspire:

2015 – www.medium.com/otros-carnavales
2016 – www.medium.com/otros-carnavales-2016
2017 – www.medium.com/otros-carnavales-2017
2018 – https://medium.com/otros-carnavales-2018