Ocupação Povo Sem Medo reuniu mais de 8 mil famílias em São Bernardo do Campo
Foto: Danilo Martins Yoshioka

Num momento em que as ocupações de luta por moradia ganham destaque no noticiário e geram debates entre a população, que tal conhecer uma delas por dentro? Acompanhe o perfil @lonaselutas!

Para mostrar para quem não pode participar ativamente, visitar uma ocupação, ou acompanhar veículos que não estejam no tom criminalizatório dos jornais tradicionais, o fotojornalista Danilo Martins Yoshioka criou o @lonaselutas, uma conta no Instagram, que é uma mostra digital da Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e que reuniu mais de 8 mil famílias.

A página será atualizada de maio a junho, mas ainda dá tempo de conferir os textos que contam histórias de gente que fez parte da Ocupação.

O alegre garoto Samuel, uma das muitas crianças da ocupação Foto: Danilo Martins Yoshioka

Esse é o seu Carlinhos. Foto: Danilo Martins Yoshioka

Página traz informações sobre o déficit habitacional no Brasil Foto: Danilo Martins Yoshioka

Uma das maiores ocupações urbanas do Brasil apresentada por dentro. Foto: Danilo Martins Yoshioka

Das mais de mil fotografias realizadas, 63 foram selecionadas para publicação Foto: Danilo Martins Yoshioka

Mais do que apresentar uma das maiores ocupações já realizadas no Brasil, e que recebeu o apoio de diversas celebridades, como o cantor Caetano Veloso e o ator Wagner Moura, @lonaselutas fala sobre pessoas. Gente que antes de ser militante, ocupante, baderneiro ou invasor (qualificações que dependem do seu ponto de vista ou opinião política), é ser humano. Com sonhos, medos, virtudes e defeitos.

Durante mais de cinco meses, o fotojornalista visitou o local, ouviu relatos e tirou centenas de fotos, das quais 63 serão exibidas em @lonaselutas, sua página no Instagram.

Acompanhe @lonaselutas

Ana Paula é uma das ocupantes que contou sua história à @lonaselutas Foto: Danilo Martins Yoshioka

Ocupação Povo Sem Medo foi combatida pelos moradores de prédios vizinhos Foto: Danilo Martins Yoshioka

Página mostra detalhes das ocupações que pouca gente conhece, como a presença de escorpiões Foto: Danilo Martins Yoshioka

@lonaselutas será atualizada entre maio e junho deste ano. Estreia foi no último dia 7 Foto: Danilo Martins Yoshioka

Uma das histórias apresentadas é a de Isaac Newton, responsável por uma das 19 cozinhas coletivas. Foto: Danilo Martins Yoshioka

Página conta histórias de gente que luta por moradia e mostra como se organiza uma ocupação. Foto: Danilo Martins Yoshioka