Por Patrick Simão/Além da Arena

Você conhece a brasileira Victoria Barros? A potiguar de 13 anos é uma das principais promessas do tênis brasileiro e vem se destacando em torneios na categoria 18 anos, contra garotas até 5 anos mais velhas.

Victoria nasceu em Natal e, durante a infância, se mudou para treinar em São Paulo, onde começou a se destacar no cenário nacional, sul-americano e, em seguida, mundial. Em 2022, com 12 anos, ela conquistou 4 torneios na categoria 14 anos, com destaque para uma forte competição disputada no complexo de Roland Garros.

No começo de 2023, a brasileira se mudou para uma das maiores academias do mundo, de Patrick Mouratoglou, que por muitos anos treinou a lendária Serena Williams. Mouratoglou publica com frequência alguns treinamentos de Victoria, que ganhou ainda mais destaque em 2023.

Nos torneios sub-14, ela conquistou 4 títulos no primeiro semestre, vencendo com facilidade as rivais da sua idade. Victoria também jogou torneios nos 16 anos, conquistando títulos nas duplas, e recentemente começou a jogar nos 18 anos. O destaque foi imediato nos primeiros eventos da categoria.

Com 13 anos, a potiguar disputou 3 torneios de até 18 anos no Chipre: foram 3 títulos incontestáveis. Ao todo, Victoria fez 15 jogos no país, vencendo 30 dos 32 sets que disputou. O terceiro torneio, de nível maior que os dois primeiros, foi conquistado sem que a brasileira perdesse sets. Com isso, ela subiu mais de 400 posições no ranking juvenil e agora jogará torneios ainda maiores na Europa.

Victoria é a grande promessa do tênis feminino brasileiro, que vem ganhando cada vez mais destaque e visibilidade: com a semifinal de Roland Garros e o top 10 de Bia Haddad, os títulos de Luisa Stefani (destaque para as duplas mistas do Australian Open) e a medalha olímpica de Stefani e Laura Pigossi em Tóquio.

Victoria está em grande ascensão e vem jogando torneios cada vez maiores, ainda no começo de sua trajetória. Com grande potencial, a brasileira já é destacada pela ITF (Federação Internacional de Tênis), por um dos principais treinadores do mundo. Victoria é uma grande promessa e esperança do esporte nacional, com destaque cada vez maior. Siga com tudo, Victoria! Estamos na torcida!