Por Patrick Simão, do Além da Arena

O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou nesta quarta-feira os dois porta-bandeiras brasileiros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer serão os responsáveis por carregar a bandeira brasileira, liderando uma delegação com 662 atletas e 1020 integrantes. Esta é a maior delegação brasileira da história. A cerimônia será na sexta-feira, dia 20, a partir das 20h30 (horário de Brasília), com transmissões do Canal Olímpico Brasileiro e da CazéTV. Conheça mais sobre os porta-bandeiras brasileiros.

Luisa Stefani

Luisa Stefani nasceu em São Paulo e tem 26 anos. Ela representa um momento de ascensão do tênis feminino brasileiro e foi responsável, junto com Laura Pigossi, pela primeira medalha olímpica do esporte no Brasil, com o bronze nas duplas em Tóquio, em 2021, no Japão. Este será o seu 2º Pan, quatro anos após ela conquistar o bronze com Carolina Meligeni, em Lima, no Peru.

Stefani ocupa o top 10 de duplas e representa o Brasil nos maiores torneios do mundo. Ao todo, ela possui 8 títulos de WTA e, em janeiro, foi campeã de duplas mistas do Australian Open, um dos 4 principais torneios do circuito, ao lado do compatriota Rafael Matos.

Sua grande ascensão foi em 2021, quando conquistou o bronze olímpico, foi semifinalista do US Open e chegou a 9ª posição nas duplas. No torneio estadunidense, sofreu grave lesão no joelho e, mesmo após 12 meses afastada, retornou com 6 títulos nos 9 primeiros torneios que disputou. Após alcançar mais uma semifinal no US Open, ela retornou ao Top 10, onde segue até o momento.

“Estou muito emocionada em ser porta-bandeira em Santiago. Desde pequena, sou a maior fã de esporte e poder carregar essa nossa bandeira ao lado de tantos atletas que cresci me inspirando é uma grande honra. Espero que essa missão seja mais uma de muito sucesso, com diversas medalhas e também muitas histórias para contarmos sobre o esporte, em especial o feminino. Que continuemos conquistando espaço, quebrando barreiras e sempre trazendo a nossa vibe brasileira, que isso ninguém tem”, celebrou Luisa.

 

Foto: WTA

Fernando Scheffer

Fernando Scheffer tem 25 anos e nasceu em Canoas (RS). A escolha de um vitorioso nadador representa uma das principais modalidades do esporte brasileiro, historicamente responsável por muitas medalhas tanto no Pan quanto nos Jogos Olímpicos e Mundiais.

Em 2018, fez parte da equipe brasileira no revezamento dos 2x400m livre, onde o Brasil conquistou o Ouro no Mundial de Hangzhou, na China, e, de quebra, bateu o recorde mundial, com Breno Correia, Luiz Altamir Melo e Leonardo Coelho. Neste mesmo ano, conquistou 2 ouros e uma prata no Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia.

Na ocasião, ele quebrou os recordes sul-americanos nos 200 e 400 metros livre. No revezamento, Scheffer venceu com André Luiz de Souza, Breno Correia e Kaue Carvalho. Em 2019, no Pan de Lima, novamente brilhou, repetindo o desempenho do Sul-Americano: ouro nos 200m livre, no revezamento 4x200m livre (com Correia, Melo e João de Lucca), além da prata nos 400m livre.

“Fiquei muito feliz de ser o porta-bandeira. Estive nos Jogos Pan-americanos em Lima, fui campeão, fui para Tóquio em 2021, conquistei a medalha de bronze, agora vou para meu segundo Jogos Pan-americanos e recebi essa honra de carregar a bandeira nesse desfile. É uma alegria muito grande”, comemorou Fernando.

 

Foto: COB / Divulgação