Neste Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a Cine NINJA, canal de cinema da Mídia NINJA, indica 9 filmes ou séries para refletir o racismo.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960, quando vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. A lei obrigava negras e negros a andarem com identificações que restringiam espaços onde poderiam circular. 69 pessoas morreram no massacre pelas tropas militares do Apartheid.

Confira as dicas de filmes abaixo:

Infiltrado na Klan

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisa estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Disponível na NET NOW.

The Underground Railroad

The Underground Railroad

The Underground Railroad é a história de Cora (Thuso Mbedu). Nascida numa fazenda no estado da Geórgia, ela foi abandonada pela mãe Mabel (Sheila Atim) e desprezada até pelos seus pares. Caesar (Aaron Pierre), que um dia vislumbrou a liberdade, mas foi traído, tenta convencê-la a fugir. Disponível na Prime Video.

Green Book

Green Book

Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Como precisa de um motorista e guarda-costas, Shirley recruta Tony Lip, um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial. Disponível na Prime Video.

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil

Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Disponível no Youtube.

Corra!

Corra!

Chris é um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada, a caucasiana Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz de sua etnia, mas, com o tempo, ele percebe que a família esconde algo muito mais perturbador. Disponível para aluguel na Apple TV.

What Happened, Miss Simone?

What Happened, Miss Simone?

Conheça a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone com gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas de pessoas próxima da cantora. O documentário retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos. Disponível na Netflix.

Cidade de Deus

Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. Disponível na Net Now.

Malcolm X

Malcolm X

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais. Disponível na Prime Video e Mubi