Foto: Clowns de Shakespeare / Divulgação

O grupo potiguar Clowns de Shakespeare é um dos mais notáveis coletivos de teatro do Nordeste e do Brasil, em termos de reconhecimento mundial e nacional. Neste final de semana, seu espetáculo Abrazo, com agenda na Caixa Cultural em Recife, foi cancelado por determinação da Caixa sem que a temporada tivesse finalizado. Tanto o grupo quanto o público foram pegos de surpresa.

Em nota, o grupo afirmou que recebeu “um comunicado oficial da Caixa Econômica Federal informando a rescisão do contrato relativo ao restante desta temporada, que se estenderia até o próximo domingo, 15 de setembro, sob a genérica alegação de descumprimento contratual”. O grupo, que é de Natal (RN), havia feito uma apresentação em Recife e antes que seguissem à segunda sessão, eles foram informados sobre o cancelamento relâmpago do espetáculo.

Abrazo é inspirado no texto “Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Com roteiro dramatúrgico de César Ferrario e direção de Marco França, a peça traz ao público infanto-juvenil temas como guerras, proibições, opressão, exílio e liberdade. Em um lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros e despedidas.

“Uma censura travestida de argumentos jurídicos”, disse o diretor Marco França em suas redes sobre o veto ao espetáculo em Recife. “Não nos calarão, enquanto houver espaço para falar estaremos aqui denunciando”. O público, especialmente de Pernambuco, também exigiu explicações da Caixa Cultural de Recife em diversas postagens nos veículos da empresa.

Ainda conforme a nota de Clowns de Shakespeare, nenhum esclarecimento adicional foi dado, “o que nos moveu a solicitar da Caixa o parecer jurídico e a decisão administrativa relativos a essa rescisão, com detalhamento para que possamos analisar e nos posicionar apropriadamente sobre o caso”.

View this post on Instagram

CENSURA !

A post shared by Marco França – Ator e Músico (@clownamado) on

Leia abaixo na íntegra a nota publicada pelo grupo:

Nota Oficial

No último sábado, dia 7 de setembro de 2019, após haver realizado a primeira apresentação do espetáculo Abrazo na Caixa Cultural Recife, fomos surpreendidos com o cancelamento da segunda sessão do dia, assim como das demais apresentações que seriam realizadas no dia seguinte.

Nesta segunda-feira recebemos um comunicado oficial da Caixa Econômica Federal informando a recisão do contrato relativo ao restante desta temporada, que se estenderia até o próximo domingo, 15 de setembro, sob a genérica alegação de descumprimento contratual.

Nenhum esclarecimento adicional nos foi dado, o que nos moveu a solicitar da Caixa o parecer jurídico e a decisão administrativa relativos a essa rescisão, com detalhamento para que possamos analisar e nos posicionar apropriadamente sobre o caso.

Até o momento estamos perplexos diante dessa atitude, uma vez que não reconhecemos qualquer indício de infração que pudesse ter sido eventualmente cometida, pois cumprimos com tudo que estava contratualmente previsto.

O contrato de patrocínio celebrado com a Caixa decorreu de edital no qual se habilitou e foi selecionado o Grupo Clowns de Shakespeare, dentro das normas legais de seleção de projetos.

Esperamos que essa justificativa, genérica e lacônica, seja esclarecida pela Caixa, de forma a possibilitar ao grupo defender-se de tal alegação.

Agradecemos o apoio maciço que estamos recebendo de diversos setores da sociedade, e voltaremos a nos pronunciar tão logo a nossa solicitação de esclarecimentos seja atendida pela Caixa.