Contrução de condomínio em meio a um manguezal. Imagem: reprodução TV Bahia

Moradores e pescadores do distrito de Trancoso, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, denunciaram a construção de um condomínio de luxo. Segundo eles, as obras comprometem a área de mangue da região. O empreendimento fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), às margens do Rio Trancoso.

Além de estar em uma APA, o lugar também é uma Área de Proteção Permanente (APP), estabelecida pelo novo código florestal brasileiro. A lei determina que mangues devem ser preservados em toda a sua extensão, sendo permitido apenas o uso sustentável do solo.

Segundo o site Umsoplaneta, a construtora é a ‘empresa Hartwood Administradora de Bens Ltda, do Paraná.’ E, apesar das imagens, ela jura que tudo é regular. Sua proprietária é a empresária curitibana Vanessa Guimarães Pereira Taques.

Entrevistado pelo site Mar Sem Fim, o vereador Vinícius Parracho, presidente da Comissão de Meio Ambiente, e único a se manifestar contrário à obra que considera ‘totalmente irregular’. Perguntado sobre o que mais poderia ser feito para brecar este atentado, ele respondeu: “somos 17 vereadores na Câmera, 15 são ‘governistas’; dois, contra 15, não conseguem aprovar nada.”

Hoje, 27/02, o Ministerio público vai visitar a área e os moradores organizam uma mobilização para denunciar e pressionar para que a obra seja imediatamente embargada.