Foto: Divulgação

Por Mariana Martins para cobertura colaborativa da Cine NINJA

A premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar, na sua 95° edição, apresenta os filmes mais amados pelo grande público, como: “Top Gun: Marevick”, “Avatar: No Caminho da Água”, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Elvis”. Depois de algumas edições, e da academia ter sido criticada por eleger somente filmes que eram populares em grupo fechados dos amantes do cinema, esse ano parece ser diferente.

Em exemplo, enquanto na edição de 2022 somente Duna (2021) era o longa na categoria de Melhor Filme com maior expressão em números de bilheteria e de aprovação no Rotten Tomatoes, esse ano o Oscar apostou em grandes nomes para o público. A seguir, confira, em uma volta ao tempo, como a academia tratou alguns sucessos:

No século 20

O primeiro blockbuster, Tubarão (1975) de direção de Steve Spielberg, acabou recebendo indicações para Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som e Melhor Montagem mas acabou ganhando a estatueta em somente três categorias citadas que são conhecidas por ser categorias técnicas.

Isso se repetiu em Star Wars – o império contra-ataca (1980), um clássico dos anos 80 e símbolo da cultura nerd que somente ganhou um Oscar em Melhor Mixagem de Som. O caso também aconteceu com Jurassic Park (1993), que acabou levando três estatuetas para casa em categorias técnicas.

No final do século 20 e início dos anos 2000

Esse período foi marcado por duas exceções, sendo elas Titanic (1997) e Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003). Os dois filmes marcaram gerações ganhando então 11 prêmios cada. Entre esses, foram os vencedores de Melhor Filme e Melhor Direção. Mas como exceções, esse feito não se repetiu com outros sucessos como a franquia Harry Potter, que mesmo com 12 indicações ao longo dos oitos filmes lançados, acabou não ganhando nenhum Oscar.

A era dos heróis

Nos últimos cincos anos, a indústria cinematográfica americana presenciou o boom dos filmes de super-heróis que chegaram a levar bilhões de pessoas às salas de cinema pelo mundo, como nos filmes Homem-Aranha – Sem Volta para Casa (2021) e Vingadores O Ultimato (2019), sendo que os dois longas da Marvel foram somente concorrer na categoria de Melhor Efeitos Visuais e mesmo assim não levaram o prêmio.

Esse tema pode gerar várias discussões. Os filmes, mesmo fazendo sucesso, teriam a qualidade para concorrer em determinadas categorias? O Oscar não julga o público que consome os filmes e por isso não são indicados? E os filmes queridinhos pelo público que não foram citados aqui foram esquecidos pela academia na noite mais importante do cinema mundial.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023