Foto: Bianca Valente / Mídia NINJA

A Mídia NINJA visitou o FabLab Lisboa, um laboratório de fabricação digital e prototipagem que integra a rede de FabLabs de Portugal, constituída de 21 espaços e que faz parte da Rede Global de FabLabs. Com o objetivo de apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos colaborativos através de acesso a equipamentos e conhecimento, é um espaço aberto e de compartilhamento de tecnologias e ideias.

“Fab Lab” é o termo abreviado de “Laboratório de fabricação”, criado pelo professor Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms do Massachussets Institute of Technology, através da disciplina “How to do (almost) anything”. Um Fab Lab é um laboratório de fabricação que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas através de tecnologias digitais para criar “quase tudo”, a imaginação é que dita as regras!

https://www.instagram.com/p/B0jQSRGJiWl/

Os FabLabs buscam disponibilizar locais de fabricação digital e prototipagem acessíveis a todo o público. Em Lisboa, terças e quintas-feiras é o Open Day, quando toda a comunidade pode utilizar o espaço, seu maquinário e ferramentas para colocar a mão na massa e concretizar seus projetos.

Além disso, o espírito colaborativo é inerente ao FabLab. Por meio de ferramentas e técnicas similares, pessoas com objetivos comuns podem colaborar, fazendo com que a própria rede cresça e a comunidade seja o apoio necessário para projetos independentes.

O FabLab Lisboa está equipado com um conjunto de ferramentas bastante acessíveis e seguras, como máquinas de corte a laser e de corte de vinil, impressora 3D, dispondo ainda de computadores com softwares CAD e CAM.

A metodologia adoptada é o “learn by doing”, ou seja, aprender fazendo, que começa na concepção digital do projeto pelo autor e materializá-lo no equipamento disponível pelo FabLab local.

Conheça abaixo todos os FabLabs do mundo e do Brasil e acesse: https://www.fablabs.io/labs/map

Confira onde estão os FabLabs que fazem quase tudo

Clique aqui e conheça mais o FabLab em Lisboa

Siga o FabLab Lisboa no Instagram

Foto: Bianca Valente / Mídia NINJA

Foto: Bianca Valente / Mídia NINJA

Foto: Bianca Valente / Mídia NINJA

Foto: Bianca Valente / Mídia NINJA