Mãe e feminista, Jandira foi relatora da Lei Maria da Penha e sempre esteve presente na luta pela cultura e democracia

Foto: Mídia NINJA

Desde 1986, quando elegeu-se deputada estadual constituinte no Rio de Janeiro, Jandira Feghali exerce mandatos com uma sucessão de vitórias no legislativo especialmente em áreas como cultura, saúde e direitos humanos. No total, foram mais de 100 emendas e leis apresentadas, relatadas e aprovadas. Hoje, ela disputa seu oitavo mandato como deputada federal com a principal missão de auxiliar o novo governo para um projeto de reconstrução do país.

Mãe, feminista, médica cardiopediatra e baterista profissional, um dos projetos mais emblemáticos apresentados e relatados por Jandira foi a lei Maria da Penha, considerada pela ONU uma das três melhores legislações do mundo.

Tendo sido secretária municipal de Cultura do Rio e a primeira presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Jandira também trouxe importantes vitórias para o setor cultural. “Eu sempre entendi que cultura é um direito e ninguém abre mão de direitos. As pessoas querem a cultura como um valor”, disse.

“A cultura é um valor pra vida, de convivência, de civilização, cultura dos valores de mundo, para além da cultura-arte, cultura é o que nós somos, a nossa religiosidade, gastronomia, nosso sotaque, nosso jeito de ser. Quem acha que isso não é prioridade, não entendeu o que é transformação, o que é emancipação”.

Jandira afirma que sempre responde com muita convicção como a pauta cultural é estratégica. “Na pandemia muitos gestores entenderam a importância econômica da cultura. Perceba que até o Congresso entendeu isso, mesmo com o veto integral desse sujeito que ocupa o Planalto hoje”. Ela menciona as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, de auxílio ao setor cultural, que foram fundamentais no período de crise sanitária no país.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/jandira_feghali/
▪️ Facebook – facebook.com/JandiraFeghaliOficial
▪️ Twitter – twitter.com/jandira_feghali

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher