Maria Marighella é candidata à deputada federal pelo PT na Bahia. Fotos: Aju Paraguassu

Atriz e ativista da cultura, Maria Marighella também atua como gestora cultural e professora. Com uma formação de artes, sempre teve os palcos como espaço de resistência. “O teatro é meu fundamento, é o lugar onde me formei como sujeito político.”

Neta do revolucionário Carlos Marighella, Maria conta que nunca teve vida fora da política. Quando nasceu, seu pai estava preso, sua avó estava no exílio em Cuba e suas primeiras palavras já eram anistia, traslado de restos mortais, combate à ditadura, abaixo a ditadura. “Fui uma criança que vivi com muita intensidade as marcas, as dores da ditadura civil militar e empresarial no Brasil”.

Atuou como gestora no Ministério da Cultura na gestão de Juca Ferreira e busca manter o espírito revolucionário de sua família também em sua atuação política. Em 2020 foi eleita vereadora em Salvador e vem construindo um mandato aberto e participativo.

“Ser gestora de políticas públicas me transforma intensamente. Essa experiência ativista sendo colocada a serviço da construção da democracia, de produção de direitos pelo meu povo, minha gente.”

É autora da Lei do Dia da Dignidade Menstrual e é uma ativa lutadora da memória, verdade e justiça. Com espírito revolucionário, Maria Marighella agora disputa vaga na Câmara dos Deputados para continuar trajetória política.

“Em nome de tantas e tantos, nós refundaremos esse país”

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/mariamarighella/
▪️ Facebook – facebook.com/mariamarighella/
▪️ Twitter – twitter.com/mariamarighella

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher