Foto: Gareth Gooch Photography

Um ato inédito na comunidade cristã dos Estados Unidos. A Igreja Evangélica Luterana da América, uma das maiores denominações cristãs do país, com quase 3,3 milhões de membros, teve a primeira pessoa abertamente trans e não-binária a assumir o bispado. É a primeira denominação cristã no país a fazê-lo.

Megan Rohrer, 41, é natural da Dakota do Sul e adota a identificação não-binária – ou seja, nem masculino nem feminino – e usa pronome inglês de gênero neutro. Mora em São Francisco, Califórnia, com sua esposa, Laurel, e seus dois filhos, de 7 e 8 anos. Seu bispado na Igreja deve durar seis anos.

Em entrevista para a BBC, Megan afirma que liderar um dos 65 sínodos da Igreja, supervisionando quase 200 congregações no norte da Califórnia e no norte de Nevada, “é uma coisa bizarra e maravilhosa”.

A palavra “bizarro” não vem à toa. Megan revelou que usava um colete à prova de balas durante a cerimônia de posse. O evento foi realizado em setembro do ano passado, na Grace Cathedral, em São Francisco. Contudo, somente após a entrevista à BBC, o caso veio à tona e ainda mais pessoas do mundo inteiro tiveram notícias de uma pessoa não-binária no bispado estadunidense. A trajetória pessoal de preconceito e medo por adotar uma identificação não binária foi o principal motivo de tomar a atitude – usar o colete – que Megan considera bizarra.

“Na minha posse eu estava de colete à prova de balas porque o clima de ódio vai além das palavras, né? É físico e baseado em políticas”, disse Rohrer, observando, no entanto, que não notou muitas pessoas “chateadas” com sua eleição.

Megan Rohrer entrou para o grupo de pastores da Igreja Evangélica Luterana na América em 2010, somando-se a outros seis pastores LGBTQ+, depois que a instituição permitiu que pastores não celibatários em relacionamentos homoafetivos servissem à igreja. Megan vive na califórnia com a esposa, Laurel, e tem dois filhos.