Foto: Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa do Datafolha apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa presidencial entre adolescentes e jovens de 16 a 29 anos de 12 capitais. Lula aparece com 51%, Bolsonaro com 20% e 12% de Ciro Gomes. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

​Se referirmos somente a jovens eleitoras mulheres, Lula tem um desempenho ainda maior, com 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10%, de Ciro.

A pesquisa está sendo realizada nesta semana em todo o país e terá outros dados a serem divulgados na tarde desta quinta-feira (28), conforme informou o jornal Folha de S. Paulo. Com os jovens, a pesquisa ouviu 935 eleitores de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

Os outros candidatos aparecem com números inferiores a 2%, como André Janones (Avante), que tem 2%; Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Não pontuaram Eymael (DC), Luciano Bivar (UB), General Santos Cruz (Podemos) e Felipe D’Ávila (Novo).

25% dos jovens afirmaram, ainda, que não sabem quem irão votar quando questionados sem apresentação da lista de candidatos.