Foto: Getty

Texto por Rachel Motta Cardoso e Valquiria Monteiro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Histórico! A Colômbia vence por 1 a 0 e elimina a Jamaica nas oitavas de final da Copa e avança para a próxima fase. As cafeteiras enfrentam a Inglaterra nas quartas e estão entre as 8 melhores do mundo pela 1º vez.

A partida iniciou com uma nova proposta do técnico Nelson Abadía, que veio com um esquema tático diferente para a seleção colombiana, buscando maior marcação e agilidade no meio de campo. No entanto, isso não foi visto nos números, que aos 23 minutos acusava posse de bola de 50 por cento para a Jamaica, contra 39 por cento para as colombianas. Mas as colombianas decidiram buscar jogo a partir dos 25 minutos, trazendo algumas jogadas na área da defesa jamaicana.

O primeiro tempo pode ser resumido em uma palavra: sistema defensivo! A seleção jamaicana pouco buscou o ataque e fez muitas faltas nas adversárias. Linda Caicedo, a estrela colombiana, fortemente marcada por no mínimo duas jogadoras. Já na Jamaica, Shaw pouco se apresentou na área adversária.

O segundo tempo começou quente, aos 51 minutos Guzman lançou uma bola na área nigeriana e a zagueira Blackwood deu espaço para Usme que soube aproveitar e marcou o primeiro gol da Colômbia. A partir daí o jogo ganhou um ritmo interessante, a Jamaica acertou uma bola na trave e na sequência Linda Caicedo teve a chance de aumentar o placar mas estava em posição de impedimento. O jogo seguiu com mais posse de bola da Colômbia que conseguia criar mais chances.

Uma mudança na Jamaica deu mais velocidade para o time, que começou a chegar no ataque com mais frequência, quase empatando depois de um cruzamento da Cameron. Aos 85 minutos a Colômbia colocou uma bola na trave e quase ampliou o placar.

O time jamaicano que ainda não tinha levado nenhum gol nesta Copa, mas não conseguiu criar jogadas que surpreendesse a defesa colombiana e foram eliminadas da competição no jogo que terminou em 1X0 para a Colômbia.