Foto: Steve Holland

A Austrália anunciou que um de seus mamíferos mais icônicos, o Coala, entrou para a lista de animais em risco de extinção nessa sexta-feira, 11. Acadêmicos e cientistas anunciaram que se o país não tomar medidas imediatamente para proteger o coala e seu habitat, ele pode ser extinto.

Antes, eles eram considerados na categoria vulneráveis. De acordo com a CNN Brasil, um estudo do World Wide Fund for Nature estimou que incêndios florestais que ocorreram no final de 2019 e começo de 2020 feriram ou mataram mais de 60 mil coalas nos 17 milhões de hectares queimados.

Mas essa não é a única ameaça aos bichinhos australianos. O desmatamento para a agricultura, a mineração, silvicultura e desenvolvimento urbano também apresentam risco para os coalas, que habitam principalmente florestas de eucalipto.

Ambientalistas alertam pela demora em reconhecer os perigos para o mamífero, como disse Josey Sharrad, gerente do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, “se não podemos proteger uma espécie icônica da Austrália, que chance têm espécies menos conhecidas, mas não menos importantes?”