Comparando com o governo de Bolsonaro, Lula inicia seu terceiro mandato com uma avaliação mais positiva

Foto: Mídia NINJA

57,4% entre os brasileiros aprovam o presidente Lula, após quatro meses de governo. A pesquisa CNT/MDA divulgada na última semana, também aponta que 34,8% desaprovam, enquanto 7,8% não souberam ou não quiseram responder. Em relação ao desempenho do governo, 43% consideram-no ótimo ou bom, 28% o avaliam como regular e 24% o classificam como ruim ou péssimo.

Comparando com o governo de Bolsonaro, Lula inicia seu terceiro mandato com uma avaliação mais positiva. Em fevereiro de 2019, o governo do presidente anterior era considerado positivo por 39% dos entrevistados. No entanto, a avaliação de Lula em seu primeiro mandato era de 45%, o que coloca os dois governos empatados tecnicamente. No segundo mandato de Lula, a aprovação iniciou um pouco acima, com 50%.

Os dados revelam que a avaliação positiva é maior entre as mulheres (44%), aqueles que ganham menos de dois salários mínimos (48,6%) e os moradores da região Nordeste (55%). Além disso, a aprovação é mais alta entre o eleitorado católico (49,8%), enquanto entre os evangélicos a reprovação (34,8%) supera a aprovação (29,5%).

A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 eleitores, dos dias 11 a 14. A margem é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

E, pela primeira vez, uma pesquisa revela que 63% dos entrevistados ouviram falar a respeito do PL das Fake News, que pretende regular as redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de busca, como forma de combater as notícias falsas e o discurso de ódio no ambiente virtual. Nesse sentido, a maioria (51%) opinou que a regulamentação é necessária, contra 38% que dizem que não. O restante não soube responder.

Melhor que Bolsonaro

A pesquisa também mostra que 46,5% dos entrevistados acreditam que o governo Lula está sendo melhor do que o de Bolsonaro, enquanto 26,7% consideram-no pior. Para 22%, os dois governos estão iguais, e 4,8% não souberam avaliar.

Quanto às prioridades e expectativas do governo, a pesquisa revela que 48,3% dos entrevistados consideram a saúde como o maior desafio. Em seguida, aparecem a economia (43,8%), segurança (36,3%), combate à pobreza (33,9%), emprego (32%), combate à corrupção (30,9%) e educação (30,3%). Em menor proporção, o meio ambiente é mencionado por 7,6% dos entrevistados, enquanto 7,4% citaram outros temas.

Em relação à capacidade de unificar politicamente os brasileiros, 34,4% acreditam que Lula possui essa habilidade, enquanto 24,5% acreditam que sua atuação não irá alterar o quadro de separação na sociedade. Por outro lado, 21,8% acreditam que a atuação do presidente atual vai acirrar ainda mais a polarização. Além disso, 11% não veem a sociedade brasileira politicamente dividida, e 8,3% não souberam avaliar.

*Com informações da Rede Brasil Atual