Quais são as maiores motivações para que isto aconteça? Websérie Sucata de Oscar do Cine Sucata explica

Foto: reprodução

Por Eric Dafon para cobertura colaborativa da Cine NINJA

A maior premiação cinematográfica do ano está chegando e a cada edição um comentário se torna mais frequente: “Nossa, tem Oscar nesse domingo?”. A Academia vem notoriamente perdendo audiência anualmente, e portanto, sua relevância também.

Quais são as maiores motivações para que isto aconteça? Como que os filmes indicados neste ano seguem ou quebram determinadas tendências? As polêmicas viram uma estratégia de marketing planejada?

Veja tudo isso e ainda mais na web-série Sucata de Oscar desenvolvida pelo @cinesucata no Instagram, um coletivo de cineguerrilha que preza pela originalidade e diversidade.

No “Episódio 01 – O Oscar Pós O Tapa” discutimos como a premiação se agarra na beirada do precipício para buscar se manter relevante e como a edição anterior afeta a atual.

No “Episódio 02 – Blockbuster é Cinema?” ponderamos quais seriam os motivos para Avatar 2 e Top Gun: Maverick estarem indicados para melhor filme, quando filmes como Aftersun e Mulher Rei poderiam facilmente estarem ocupando esta lista.

No “Episódio 03 – Tudo Em Todo Os Oscars Ao Mesmo Tempo Pt. 1” discutimos o fenômeno que o filme protagonizado por Michelle Yeoh virou dentro da comunidade cinéfila e agora também adorado pelo mundo, com toda sua maluquice e positividade.

No “Episódio 04 – Tudo Em Todos Os Oscars Ao Mesmo Tempo Pt. 2” vemos o outro lado da moeda sobre EEAAO, como ele é um reflexo de uma sociedade superficial e instantânea, seja isso para bem ou mal.

No“Episódio 05 – After da Tistreza” vemos como o lobbying se torna parte essencial para uma indicação ao Oscar, visto que diversos filmes da lista dos melhores não chegam nem perto da estreia de Charlotte Wells com Aftersun, sobretudo, “Triângulo da Tristeza”, que é também um projeto de cunho independente.


No “Episódio 06 – O Elvis, A Marylin e a Brenaissance” é discutido como os filmes “Elvis”, “Blonde” e “A Baleia” dependem quase que exclusivamente de seus atores para funcionarem, pois a obra não seria capaz de se sustentar por si só pelo enredo ou outras técnicas apresentadas. É “Oscar Bait” na veia!

No “Episódio 07 – Não Está Entre Mulheres” buscamos evidenciar e problematizar intensamente o fato de não termos NENHUMA mulher indicada para a categoria de Direção, após 2 anos seguidos de diretoras premiadas, e como isso se reflete com “Entre Mulheres” sendo indicado para, basicamente, cumprir cota.

No “Episódio 08 – EsTár Indicado Em Erechim” vemos a visível diferença entre as obras voltadas para os atores contra estas que são elevadas por performances fantásticas, sendo capazes de absorvê-los e integrá-los com uma produção cinematográfica belíssima.

No “Episódio 09 – A Babilônia do Cinema” circulamos as interessantes diferenças sobre como o cinema é retratado pelos cineastas, passando por Spielberg, Chazelle e Del Toro e como suas visões demonstram também suas lutas pessoais.

No “Episódio 10 – Existe Mundo Fora dos EUA!” discutimos a categoria de Melhor Filme Internacional, e como sentimos a falta de filmes como Decisão de Partir, RRR e principalmente, Marte Um, o aclamadíssimo filme brasileiro que infelizmente não conseguiu lobbying o suficiente para estar concorrendo ao prêmio.

E é assim que discutimos e problematizamos diversas questões do Oscar!

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023