Títulos estão disponíveis em plataformas de streaming e gratuitamente no YouTube

Foto: Takuma Kuikuro

Hoje, terça-feira (30), é um dia de extrema importância para a luta dos povos indígenas por suas terras. O PL 490/2007, que pode inviabilizar a demarcação de terras indígenas, deve começar a ser votado ainda hoje na Câmara dos Deputados.

Inúmeras mobilizações estão acontecendo pelo país, ecoando a resistência e reivindicações dos direitos dos povos originários brasileiros.

A Cine NINJA selecionou algumas produções audiovisuais que retratam a luta por terra e preservação da cultura indígena no Brasil. Conheça, assista e junte-se à causa!

PL 490 não! Marco temporal não! Demarcação já!

“Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2019)

Direção: Renée Nader Messora, João Salaviza
Disponível no Vimeo

Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na Mostra “Un Certain Regard”, do Festival de Cannes.

“Corumbiara” (2009)

Direção: Vincent Carelli
Disponível no YouTube

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de indígenas na Gleba Corumbiara (RO) e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, Corumbiara revela essa busca e a versão dos indígenas.

“Lago Bolivia – A Luta pela Preservação” (2022)

Direção: Genilson Guajajara
Disponível no YouTube

Na região norte do Maranhão, guardiãs e guardiões da Floresta, do povo Guajajara, refletem sobre as ações coletivas e colaborativas desenvolvidas para a proteção do Lago da Bolívia, localizado na Terra Indígena Rio Pindaré. Somados a todos os riscos que as invasões a seus territórios apresentam e representam em suas vidas, seguem resistindo em nome de seus ancestrais e das futuras gerações.

“Piripkura” (2017)

Direção: Renata Terra, Bruno Jorge, Mariana Oliva
Disponível no Curta!On

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Packyî e Tamandua vivem com um facão, um machado cego e uma tocha. Piripkura aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças e têm resistido ao contato.

“Guerreiros da Floresta” (2019)

Direção: Andrea Pilar Marranquiel
Disponível no Globoplay

Perseguidos, três povos reconhecidos pela ONU lutam pela sustentabilidade da Amazônia e pela cultura indígena. Os líderes Suruí, Huni Kuin e Yanomami são os Guerreiros da Floresta.