Foto: Denver Museum of Nature & Science/Andrey Atuchin

Pesquisadores internacionais descobriram um animal único que viveu há cerca de 66 milhões de anos em Gondwana, a metade sul do antigo supercontinente Pangeia, que ficou dividido. Embora este mamífero seja extinto, esta espécie é descrita como a mais estranha que já existiu.

As características do Adalatherium hui, que significa “fera louca”, possui particularidades que nenhum outro mamífero vivo ou extinto tenha tido, indica revista Nature. A maioria dos mamíferos têm sido encontrados em Laurásia, mas não em Gondwana, onde foram encontrados fósseis escassos, dentes isolados e mandíbulas, além de ter se encontrado apenas um crânio.

Quando o esqueleto do Adalatherium hui foi achado, os pesquisadores ficaram surpreendidos com a descoberta, que foi considerada como um tesouro. O melhor de tudo isto é que o esqueleto ficou perfeitamente conservado, incluindo vértebras do tronco, bem como a cauda – curta e larga.

​Adalatherium hui é um mamífero primitivo de 52 cm de comprimento e 3 kg que habitou no Madagascar há cerca de 70 milhões de anos e tinha um tamanho grande para um mamífero daquele tempo. Segundo David Krause, do Museu da Natureza e Ciência de Dever, nos EUA, o esqueleto está em perfeitas condições.

Fonte: Nature