Foto: Clarice Lissovsky / Mandato Tarcísio Motta

Manifestantes estão nas ruas, durante este sábado (5), em atos contra o racismo e o genocídio negro no Brasil. As mobilizações foram convocadas após o assassinato de Moïse Kabagambe, congolês que foi espancado até a morte por funcionários que trabalham nos quiosques da orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em ato, manifestantes também lembram a morte de Durval Filho, homem negro baleado na porta de casa, após ser “confundido” com um ladrão.

“O pais precisa urgentemente resolver a situação de nossos imigrantes. E nós precisamos parar de fingir que somos uma pátria acolhedora, amiga, e falar a verdadeira situação do povo negro nesse país. Foi com essa bandeira de passividade que eles nos mantiveram em cativeiro até agora”, disse a vereadora Walkíria Nictheroy durante o ato.

“Todos os pretos têm mãe, têm família. Chega de nos matar. Deixem nossos filhos viverem!”, gritou Cláudia Alexandre, ativista de Niteroi.

A mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lavy Ivone, de 43 anos, também esteve com a família na manifestação do Rio de Janeiro e pediu paz: “Eu peço calma, que seja um ato pacífico. Nós só queremos justiça por Moïse ate o final. Justiça até o final”.

Confira abaixo registros dos atos em diferentes cidades:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by MinasNinja (@minasninja)