Esse ano o tema da descriminalização do aborto no Brasil está vinculado à ADPF 442 (Arguição do Descumprimento de Preceito Fundamental), ação judicial que visa descriminalizar a interrupção voluntária da gestação até 12ª semana. A ADPF será discutida em audiências públicas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos dias 03 e 06 de agosto, em Brasília. Católicas pelo Direito de Decidir foi uma das organizações selecionadas para participar da audiência no dia 06, e defenderá a ADPF 442 e a vida das mulheres.

Para refletir sobre esse tema, Católicas pelo Direito de Decidir lança hoje (02/08) o mini-documentário “Mosaico: ADPF 442 e descriminalização do aborto no Brasil”. Nele, o processo de composição de uma música sobre aborto e violência obstétrica é pano de fundo para a articulação de ideias sobre fundamentalismo religioso, saúde da mulher e arte feminista.

Com roteiro e direção de Elisa Gargiulo, o mini-documentário conta com a participação da médica ginecologista Ana Lucia Cavalcante, de Brisaflow, compositora e MC, de Gabi Bruce, grafiteira, ilustradora, produtora cultural, militante do movimento Hip Hop e yarobá, e também de Maria José Rosado, socióloga e presidenta da organização Católicas pelo Direito de Decidir.