Foto: Alice Aedy e Eric Terena

Mulher indígena da aldeia Cunanan, Simone Karipuna faz campanha por uma vaga como deputada estadual no Amapá. Vinda de uma família de lideranças, Simone é coordenadora executiva da articulação dos povos e organizações indígenas do Amapá e norte do Pará.

A política está presente na vida de Simone independente da representação institucional. Durante a pandemia, ela desenvolveu atividades no seu território para garantir a saúde indígena, fazendo o diálogo para conseguir kits de higiene, cestas básicas e amparo médico.

“A falta de atendimento especializado, aliada a falta de infraestrutura adequada, traz um sério perigo à vida dos indígenas, que são mais suscetíveis a diversas enfermidades trazidas pelos não-índígenas”, disse Simone em seu plano de governo. Em campanha, ela propõe a criação de novas políticas estaduais para o fortalecimento e devida atenção à saúde indígena, acompanhamento clínico e contratação de tradutores de línguas indígenas para os postos de saúde.

No meio ambiente, Simone também propõe o fortalecimento das iniciativas de cooperativas e da agricultura familiar, bem como a criação do ensino técnico indígena e técnico em meio ambiente para atuação em território indígena.

“Todos que acompanham minha história sabem que sempre lutei pelo meio ambiente. O Amapá possui uma natureza exuberante, que nos dá tantos frutos e nos alimenta a cada dia. Precisamos criar frentes de defesa, segurança e manutenção sustentável para que nosso meio seja protegido e que continue nos dando o desenvolvimento necessário”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/simonekaripuna/
▪️ Facebook – facebook.com/simonevidal6vida
▪️ Twitter – twitter.com/SKaripuna

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher