Por Victória Amaro | Copa FemiNINJA

Foto: Eric Gaillard/Reuters

Canadá x Camarões protagonizaram um confronto inédito pela estréia do Grupo E na Copa do Mundo no estádio La Masson, Montpellier. Participando de sua sétima Copa as canadenses chegam invictas da preparação pré-mundial com cinco vitórias e três empates, entre esses uma vitória em cima da Inglaterra, candidata ao título da competição. Crhistine Sinclair é a principal jogadora do Canadá mas vale ficar de olho no decorrer da competição na zagueira Kadeisha Buchanan, Janine Beckie e Jordyn Huitema jovem de 18 anos artilheira nata.

As “leoas indomáveis”, apelido das camaronesas, estão na sua segunda copa, o primeiro mundial foi o de 2015 aonde chegaram até as oitavas sendo eliminadas pela China. Gabrielle Onguene é um dos destaques desta seleção, uma das principais jogadoras do continente africano e foi fundamental para a classificação ao mundial, outras jogadoras destaques são Crhistine Manie, Ajara Njoya e Gaëlle Enganamouit.

Primeiro tempo começou bem intenso com muitas faltas, as equipes logo no início mostraram o estilo de jogo tomado. As canadenses pressionaram do início ao fim com a bola no chão, velocidade, toques, buscando muito Sinclair e Beckie. A seleção camaronesa optou pelo contra-ataque buscando as atacantes de velocidade, já que não conseguiam sair com a bola ao chão, não obtiveram exito. Aos 45 minutos após cobrança de escanteio feita por Janine Beckie,  a zagueira Kadeisha Buchanan veio de trás subiu mais alto e mandou para o fundo das redes de cabeça, abrindo o placar.

Na segunda etapa a seleção camaronesa esboçou uma melhora, mudou o estilo de jogo colocando 3 atacantes e tentou marcar na saída de bola do Canadá mas deixava muito espaço. As canadenses controlaram o restante da partida, não manteve a velocidade de jogo do primeiro tempo, mas ainda tiveram duas chances de ampliar o marcador. Terminou o jogo com 65% de posse de bola, mostrando superioridade diante de Camarões. 

Destaque da partida a excelente zagueira Buchanan e o trio Fleming, Sinclair e Beckie do Canadá.