A Nave Coletiva decolou em mais uma rodada de entrevistas ao vivo da Campanha de Mulher, que vai ao ar todas às segundas-feiras. Dessa vez, Dríade Aguiar da Mídia NINJA, conversou com a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP) sobre a experiência de três pleitos vitoriosos à frente de um projeto popular e feminista.

De origem indígena, nascida e criada na periferia urbana de São Paulo, Juliana foi eleita pela primeira vez aos 28 anos, sendo a mulher mais jovem na vereança à época. Hoje, com 40, ela conta que superou o medo e a timidez para disputar espaços de fala no partido, nas ruas e na Câmara.

“Nesse terceiro mandato, os vereadores me chamam de tsunami. Foi me impondo que eu consegui de ser ouvida e respeitada”, endossou a parlamentar.

A partir de um segundo mandato, Juliana renovou seu projeto político ao assumir as reivindicações dos povos indígenas. No resgate de sua ancestralidade, ela também reencontrou as forças necessárias para encarar novos desafios. Para ela, as causas indígenas são chaves na luta em defesa do meio ambiente em âmbito global.

“Não me colocava como uma mulher indígena em um primeiro momento, essa necessidade foi se pautando pelas violências cada vez mais explicitas. Fui entendendo aos poucos a importância de colocar o meu cocar e dialogar com o povo aldeado”.

Mas os 12 anos de luta da vereadora não resultaram apenas em empoderamento individual, mas de toda sua comunidade, que participa ativamente da construção dos projetos de lei. “Foi essencial pra a gente entender a importância de ter uma representante ali. Porque se não abrirem as portas, a gente abre do mesmo jeito”, afirmou a parlamentar.

Para Juliana, o desafio agora é a união estratégica das candidatas e dos partidos progressistas para que mulheres possam ocupar ainda mais espaço no legislativo. Campanha de Mulher é mais um instrumento. O projeto colaborativo da Mídia NINJA une comunicadoras ativistas e pré-candidatas feministas para difundir projetos aliados à luta pelo fim da desigualdade social e disparidade de gênero no país.

Não esqueça de se inscrever no canal da Mídia NINJA no Youtube e ativar o sininho para receber notificações.

Foto: Karoline Leal / Mídia NINJA