Foto: Mídia NINJA

Caetano Veloso vai processar o presidente Bolsonaro pelo uso indevido de sua voz em uma publicação institucional do governo. O presidente utilizou a música “Andar com fé”, cantada com Gilberto Gil, autor da canção, em um story que promovia os investimentos do governo em defesa civil. A informação é de coluna de Guilherme Amado, do jornal Metrópoles.

Bolsonaro tem criticado os artistas que protestam contra seu governo, mas tem utilizado suas músicas de forma indevida na publicação de ações institucionais, sobretudo os de propaganda das ações de sua gestão. Músicas de Preta Gil, Glória Groove e Daniela Mercury estão entre os utilizados.

“Os políticos de qualquer partido precisam entender que internet não é terra de ninguém e não podem usar músicas autorais sem a autorização dos detentores do direito”, afirmou o advogado Caio Mariano, que representa Caetano, à coluna de Guilherme Amado. Ele reforça que músicas disponíveis na biblioteca do Instagram não estão autorizadas para fins de propaganda institucional e política.

Os outros artistas que tiveram suas músicas usadas sem autorização ainda não anunciaram se também vão entrar com ações jurídicas contra o presidente.