As colunas de Caetano Veloso na Mídia Ninja agora estão disponíveis em formato de podcast. São 15 entrevistas, de Roger Waters do Pink Floyd à ex-deputada Manuela D’Ávila, que demonstram a lucidez do cantor e compositor baiano quando o assunto é a sociedade e futuro. São 77 anos de idade, nenhum com mente fechada, nem ideias fixas. 

Jovens pensadores estão influenciando as visões de Caetano. Jones Manoel e Sabrina Fernandes foram os últimos convidados. Com o professor de história e escritor, a conversa foi sobre geopolítica internacional, revolução e tropicalismo. No papo, Caetano revela ter mudado sua perspectiva a partir de leituras do intelectual brasileiro.

“Quando liga a questão da luta de classes com a história da opressão racial e social com que se construíram as Américas, isso é minha experiência de vida real. […] Foi aí que encontrei identificação.” 

Já com a socióloga e youtuber apresentou um exercício didático e acessível explicando os mecanismos de exploração do capitalismo e apresentando alternativas viáveis para a consolidação de novos modos de vida. Entre trocas de livros e referências, conclusões em comum.

“O próprio fato de estar do lado do progresso, do avanço e das mudanças, necessariamente tende mais a criar fragmentação do que o conservador que tem um mundo estruturado que ele quer defender.”


Caetano esteve também com o pastor
Henrique Vieira, os professores Fernando Penna e Boaventura de Sousa Santos, o filósofo Mangabeira Unger, os músicos Russo Passapusso, Peu Meurray, Baco Exu do Blues e Daniela Mercury e os políticos Ciro Gomes e Guilherme Boulos.

No encontro com Roger Waters, baixista e vocalista da banda Pink Floyd, Caetano expressa sua contrariedade em relação aos caminhos autoritários por onde andam os Estados e expõe alternativas ao atual cenário. Waters aponta para as mídias livres e ativistas como saída.

“São a única forma que você e eu, e todo mundo que tem interesse na raça humana, têm para se comunicar com seus companheiros, com todos seus irmãos e irmãs, em nível de bases profundas ou em qualquer nível.”


Todos os episódios já estão disponíveis no Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts e outros agregadores. Em cada conversa, Caetano vem com diálogos, debatendo inquietudes e desejos diante do cenário político, econômico e civilizatório do país e do mundo.

NINJA CAST

O podcast de Caetano Veloso passa a integrar a nova plataforma de áudio da Mídia Ninja, uma rede que contará com diversos programas,. Entre os podcasts no ar estão Santíssima Trindade das Perucas com Bianca DellaFancy, Duda Dello Russo e LaMona Divine, As Tias do Pavê apresentado por Bernardo Fala, Caio Revela e Bielo Pereira, Degenerados de Jonas Maria e Vitor Lourenço, Uma Sobe e Puxa a Outra com Isa Penna e Delírios Utópicos de Cláudio Prato.

Os temas são variados, desde cultura pop a design, gênero e periferias. Já são mais de 150 horas gravadas distribuídas em 83 episódios. A sequência de estreias começou em dezembro e até o fim de maio todos os programas serão lançados. A produção é realizada no estúdio do Ninja Cast na Nave Coletiva, sede do Fora do Eixo e da Mídia Ninja em São Paulo.

Clique aqui e conheça todos os programas.