Escrita pelo jornalista Jonathan Blitzer, Caetano Veloso teve uma longa reportagem publicada nesta segunda-feira (7) na revista New Yorker, uma das maiores do mundo. Com título “Como Caetano Veloso revolucionou o som e a alma do Brasil”, o texto aborda temas como a criação do movimento Tropicalista, a prisão durante o Regime Militar, em 1968, e o consequente exílio para Londres nos anos seguintes.

Na reportagem, o jornalista acompanha alguns momentos do cotidiano de Caetano Veloso e de pessoas próximas para resgatar traços de sua personalidade e especialmente as histórias de sua vida e o impacto de seu legado no Brasil. Chamado por Blitzer de “Cristo da contracultura”, Caetano tem sua vida política, amorosa e familiar contada como uma grande crônica da história da música brasileira.

A revista cita a origem do baiano em Santo Amaro, sua inspiração na bossa de João Gilberto e a quantidade de músicos influenciados por ele, a partir do sucesso nos anos 1960, além da relação com os Doces Bárbaros, com Gil, Maria Bethânia e Gal Costa.

“Como Caetano Veloso revolucionou o som e o espírito do Brasil”, diz a manchete da reportagem de Jonathan Blitzer

Confira aqui a reportagem completa.