Fotos: Reprodução / Instagram

Júlia Taranto e Vinicius Couto relataram em suas redes cenas de agressão que sofreram em um restaurante em Lisboa na madrugada da última segunda-feira (21). Julia conta que sofreu assédio de um frequentador e Vinicius foi agredido pelos seguranças momentos depois de defendê-la. Além disso, ela teve o celular roubado pelos próprios funcionários quando tentava filmar a cena. Ambos nasceram no Brasil e mencionam xenofobia, machismo e LGBTfobia na motivação das agressões.

Julia relata que estava sendo assediada no local e Vinicius, que a acompanhava, notificou o assediador. “Os seguranças do Lisboa Rio vieram me perguntar o que havia acontecido e eu expliquei e apontei o abusador que seguiu dentro do recinto”, contou Vinicius em relato no Instagram. “Depois de 5 minutos, eles (o assediador e pessoas que o acompanhavam) jogaram um copo na gente, eu e Julia. E fiz como me foi indicado e avisei a segurança do Rio Lisboa”.

Depois que os agressores saíram, Julia e Vinicius relatam que foram abordados pelos seguranças para também saírem do local. Vinicius pediu o dinheiro de volta e daí seguiu uma série de agressões. “Fui espancado por 4 seguranças dentro da entrada do Rio Lisboa com joelhadas na costela e socos na cara, deixando meu olho com marcas e inchaço e um dente quebrado”.

Julia conta que teve o celular roubado pelos seguranças enquanto filmava a agressão. “Fui jogada no chão inumeras vezes por tentar reaver meus pertences”, conta. “Com esse relato ouvi inúmeros de amigos próximos, irmãs e outras pessoas que sofreram o mesmo, que já foram apontados arma na cara por seguranças de boate, que já tiveram celular roubado e quebrado por seguranças e acho que isso reflete a mentalidade machista, homofóbica e xenófoba desse pais”, complementou.

Conforme conta reportagem da Sputnik, que entrevistou as vítimas, eles chamaram a Polícia de Segurança Pública (PSP), registraram ocorrência por crime de integridade física e foram encaminhados a um hospital para fazer exame de corpo de delito. Em Vinícius, foi detectado um trauma nas costelas, sem fratura. Ambos estão com assessoria jurídica e pretendem processar o Lisboa Rio e a empresa de segurança.