Foto: Arquivo Pessoal

Por Renata Renovato / Estudantes NINJA

A pequena Asuka Krach, moradora da cidade de Augsburg, Alemanha, começou a demonstrar interesse por desenhos com três anos de idade. Após episódios difíceis de bullying em uma creche onde tentava se adaptar, viu nos desenhos e nas pinturas uma maneira de lidar com suas emoções e se expressar através deles.

A menina artista e já talentosa Asuka nasceu em Votorantim, interior de São Paulo, e mudou-se ainda bebê para a cidade de Munique, na Alemanha. Após sua mudança para Augsburg, cidade onde mora atualmente, Asuka sofreu uma série de violências emocionais por parte da professora que criticava seu jeito de falar alemão, proibindo-a de se expressar em português.

Sua mãe, Juliana Krach, percebeu que sua filha tão ‘pra frente e curiosa’ havia mudado bastante após estes acontecimentos na escola. Ela disse que ao ver sua filha calada e triste começou a perceber que sua convivência na creche com colegas e professores estava difícil e foi através dos desenhos que ela começou a expressar seus sentimentos.

Juliana disse que seu primeiro desenho foi na parede e que só depois de ficar um tempinho chateada com aquela arte infantil, percebeu que se tratava de uma importante mensagem. A partir dali, não apenas incentivou sua filha a pintar, como procurou ajuda de uma psicóloga para ajudá-la com a situação.

A artista mirim, sempre que pode, pinta nas ruas para incentivar outras crianças e já expôs um desenho na casa de Anne Frank, em Berlim, sendo convidada a visitar a casa de Anne Frank em Amsterdam @annefrankhouse_official.

Ela também apresentou e presenteou seus quadros para a Ministra da cultura Claudia Roth e para a estilista africana Maureen Njotsa Lermer @ndemelas_creations.

Em sua página @asukakrachh apresenta seus quadros, desenhos, passeios e pinturas nas ruas. E encontramos os dizeres “ artist against bullying” (artista contra o bullying).

Ao materializar suas emoções através das cores, a pequena artista mostra não apenas o quanto sua arte pode ser apreciada por si só, mas, principalmente, pelo quanto possui de suas emoções.

Foto: Arquivo Pessoal

A artista mirim, nesta sexta (28), expôs suas obras na exposição ‘A ilusão da separação’ no Grand Hotel, com a curadoria do brasileiro Fabiano Martucci @fabianomartucci.

Mais uma artista mirim fazendo sua alma sensível atravessar fronteiras, mostrando o quanto ela pode ser fortalecedora e transformadora, quando incentivada.