Proposta foi anunciada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco

Foto: Freepik

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou estar empenhada em implementar no Brasil, até o final do ano, o Disque Racismo, pelo número 138. Essa iniciativa visa estabelecer uma linha direta para receber denúncias de racismo, discriminação e injúrias raciais, seguindo o exemplo do anúncio recente feito pelo governo da Espanha.

Anielle Franco comemorou a determinação do governo espanhol de lançar uma nova linha direta, o número 021, para combater a discriminação racial e étnica, assim como prestar assistência às vítimas. Essa medida veio como resposta aos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Jr., do Real Madrid, no domingo passado (20), durante o campeonato La Liga.

Ao destacar a importância da luta contra o racismo, a ministra ressaltou que o Brasil tem conquistado avanços nesse sentido e que a implementação do Disque Racismo é um passo fundamental para combater essa grave questão social. A proposta do número 138 visa criar um canal direto para denúncias, fortalecendo a resposta do país diante de episódios de discriminação racial.

Foto: Bléia Campos

Anielle Franco informou que foram realizadas reuniões entre as equipes dos Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania para discutir a implementação do Disque Racismo no Brasil. Atualmente, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania coordena o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações dos direitos humanos.

A iniciativa do governo espanhol, anunciada pela porta-voz Isabel Rodríguez, durante uma coletiva de imprensa, reflete o compromisso da Espanha em combater o racismo e repudiar comportamentos preconceituosos. Rodríguez enfatizou que tais atos não ficarão impunes, sendo alvo de perseguição e punição pelas autoridades espanholas.

Ainda assim, a La Liga está sendo duramente criticada por omissão em episódios de racismos.