Decisão judicial autorizou a prefeitura retome a remoção das barracas da população em situação de rua

Exclusão nas ruas, já dominadas por barracas, aponta para necessidade de medidas estruturais. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O deputado federal pelo PSOL-SP, Guilherme Boulos, e o padre Júlio Lancellotti entraram com um recurso judicial para impedir que a prefeitura de São Paulo retire as barracas da população em situação de rua. A medida foi tomada em resposta à decisão judicial que autorizou a prefeitura a retomar a remoção das barracas, após Boulos e padre Júlio terem obtido, em fevereiro, uma determinação que impedia a remoção das pessoas e seus pertences.

Boulos enfatizou que essa medida é “perversa”, especialmente no outono, quando as temperaturas caem. “A solução para o problema da população em situação de rua requer uma série de iniciativas sérias, e não medidas paliativas que varrem o problema para debaixo do tapete, às custas daqueles que têm sua dignidade desrespeitada pelo poder público”, declarou.

Já o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, fez um apelo para que a prefeitura pare de retirar as barracas das ruas durante a Semana Santa.

A solicitação foi enviada por mensagem ao prefeito Ricardo Nunes, na segunda-feira. Nunes, por outro lado, disse que “rua não é endereço e barraca não é lar” e defendeu que a administração tem realizado importantes avanços no que diz respeito ao acolhimento e reintegração social.

Segundo o religioso, a remoção tem sido feita de maneira “truculenta, indiscriminada e violenta”. O padre também ressaltou que as pessoas não sabem para onde os materiais são levados, incluindo a apreensão de alimentos e medicamentos, o que é proibido por um decreto de 2020 da própria prefeitura.

Guilherme Boulos e padre Júlio Lancellotti (Foto: Leandro Paiva/Facebook Guilherme Boulos)

*Com informações do Uol