Segundo a PF, a conspiração para emitir cartões falsos de vacinação contra a COVID-19 foi organizada pelo ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, para prestar depoimento no âmbito da Operação Venire, que investiga a adulteração em seu cartão de vacinação. O depoimento ocorreu na tarde desta terça-feira (16).

Além do cartão de vacinação de Bolsonaro, a operação também investiga a adulteração nos cartões de vacina da filha do ex-presidente, Laura, e do seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa. Os investigadores também estão buscando esclarecer movimentações financeiras realizadas pelo ajudante para quitar dívidas da família Bolsonaro. Essas movimentações foram descobertas durante a análise do material apreendido pela PF.

A Operação Venire foi deflagrada em 3 de maio e incluiu mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente. Na ocasião, o advogado de defesa de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que o ex-presidente só prestaria depoimento após ter acesso aos autos da operação.

Segundo a PF, a conspiração para emitir cartões falsos de vacinação contra a COVID-19 foi organizada pelo ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa.

A suposta imunização teria ocorrido em 19 de julho de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Peruche, em São Paulo. No entanto, o município esclareceu que não há registro de atendimento de saúde ao ex-presidente na UBS em questão, e o lote de vacina mencionado no registro também não foi recebido pela unidade. Além disso, a profissional registrada como a suposta vacinadora nunca trabalhou naquela unidade.

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que está conduzindo uma investigação preliminar sumária (IPS), iniciada nos últimos dias do governo anterior, sobre a denúncia de adulteração no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.