Ivan Pinto, preso por ameaçar políticos de esquerda e ministros do STF. Reprodução: YouTube / @TVPapoRetoOficial

A Polícia Federal prendeu o bolsonarista Ivan Rejane Pinto, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22). A prisão temporária foi decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes após o acusado usar as redes sociais e aplicativos de mensagem para ameaçar o Estado Democrático de Direito ao defender a extinção do Supremo Tribunal Federal e ações violentas contra seus membros.

Nos vídeos que circularam na internet, o acusado também faz ameaças a Lula, candidato do PT à Presidência da República. Ivan diz que Lula deveria andar com segurança porque ele iria “caçar” o ex-presidente. Ele também ameaçou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Em outros vídeos produzidos e compartilhado, o acusado propõem a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal e sua expulsão do país, ameaçando reunir pessoas voltadas a um mesmo propósito de ‘caçar’ os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber e ‘pendurá-los de cabeça para baixo”.

O ministro Alexandre Moraes também determinou o bloqueio das redes sociais do acusado e a busca e apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos que tenham relação com os fatos.

Ivan Pinto que utiliza a internet para se promover como “Terapeuta Papo Reto” resistiu à prisão e a Polícia Federal teve de arrombar o portão de sua casa para algemá-lo.

“Os fatos apurados revelam que Ivan Rejane Fonte Boa Pinto utiliza suas redes sociais e aplicativos de mensagens para propagar e arregimentar pessoas para seu intento criminoso”, escreveu Moraes na decisão.