Ativistas do XR Rebellion protestam contra possível desfecho da COP26 (Max Withey  / COPCOLLAB26)

 

Por Conscious Advertising Network (CAN)

 

As negociações da COP26 em Glasgow foram concluídas. A China, Índia, União Europeia e Estados Unidos prejudicam a promessa de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, já que as nações ricas recusam apoio mais pobres no enfrentamento à crise climática.

Dessa forma, esta COP refletiu, até certo ponto, as conclusões do relatório IPCC e do relatório zero líquido da IEA, exigindo uma aceleração da ação e novos planos até 2022 no contexto do regime voluntário e não vinculativo da ONU.

Todos os principais emissores serão obrigados a retornar em 12 meses e explicar na ONU como suas políticas e planos de toda a economia estão alinhados às metas de temperatura de Paris.

Embora a promessa de eliminação progressiva dos combustíveis fósseis sem precedentes tenha sido enfraquecida por um acordo de última hora entre a China (o maior consumidor de combustível fóssil do mundo), os EUA (o maior produtor de combustível fóssil do mundo), a UE e a Índia, ela ainda está lá. Apesar de não constar “eliminação” está lá “redução progressiva”.

A mudança na linguagem foi condenada por pequenos Estados insulares, Suíça, México e – ironicamente – a UE, que decidiu apoiar a mudança apesar de considerá-la uma “má escolha econômica”.

Mas, apesar do progresso nas futuras reduções de emissões, a COP26 falhou com aqueles mais afetados pela crise climática agora. A UE e os EUA recusaram-se a criar um fundo do qual os países mais pobres pudessem recorrer para uma resposta à crise – ultrajando pequenas ilhas e muitas nações vulneráveis ​​ao clima.

Tal como aconteceu com a pandemia de Covid-19, a solidariedade global para salvar vidas não passou por Glasgow.

O teste da COP26 será a entrega: os próximos 18 meses são cruciais para determinar se os países tomarão medidas alinhadas a 1,5C – isso significa cortar as emissões em 45% até 2030.

Onde o progresso foi feito

Fechar o livro de regras de Paris significa que até 2024 todos os países terão que relatar dados detalhados sobre as emissões, formando a linha de base a partir da qual as futuras reduções podem ser avaliadas.

O acordo sobre as novas regras do mercado de carbono fecha algumas das brechas ultrajantes que foram consideradas e cria um regime de comércio estruturado entre os países, mas a linguagem não é clara o suficiente para impedir as empresas de burlar o sistema.

Acordo de 2025 como a data em que os países desenvolvidos precisam dobrar seus fundos coletivos para adaptação, com base nas promessas de 2019. Isso não vai fornecer os bilhões necessários para o financiamento da adaptação de que os países mais pobres precisam, mas é uma grande melhoria no estado do financiamento do clima: apenas cerca de um quarto do financiamento do clima vai atualmente para a adaptação, com a maioria ainda voltada para a mitigação.

Acordos setoriais específicos sobre florestas, carvão, carros, metano e um acordo de US $ 24 bilhões para impedir o financiamento de combustíveis fósseis no exterior têm o potencial de fazer avanços significativos no corte de emissões, mas exigirão a tradução dos governos nacionais em políticas e planos que devem ser apresentados a COP no Egito no próximo ano.

Os anúncios de bancos e investidores na primeira semana foram grandes em números, mas desprovidos de substância. Mas os principais bancos agora se comprometeram a alinhar seu dinheiro para zero líquido na década de 2020 e enfrentarão o escrutínio sobre como eles cumprem suas reivindicações verdes e descartam combustíveis fósseis e outros ativos de alto carbono.

Em resposta aos temores de uma lavagem verde por parte das empresas, um novo grupo de especialistas para avaliar as reivindicações de zero líquido corporativas anunciadas pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, terá seu trabalho interrompido. Uma questão chave será se esses planos geram reduções de emissões, e não um raio de compensação.

Apesar do COVID e dos altos custos que impedem a participação de muitos grupos da sociedade civil e ativistas, ainda vimos diversos grupos se reunindo nesta COP, todos ecoando uma forte onda de apoio à ação climática. No sábado, 6 de novembro, mais de 100.000 pessoas foram às ruas em Glasgow, em uma das maiores manifestações que a cidade já viu, com grupos indígenas, profissionais de saúde da linha de frente, jovens, sindicatos, trabalhadores agrícolas e grupos de justiça racial aderindo ao dia.

O que não foi entregue

-Os países em desenvolvimento queriam um plano claro para um mecanismo de financiamento de perdas e danos. Isso não aconteceu e o foco mudará para o Egito no próximo ano para entregar isso. As nações africanas gastam até 10% do PIB por ano em adaptação, enquanto os impactos podem causar um impacto de 20% no PIB das nações pobres em 2050, afirma a Christian Aid.

Orientações do texto final

– Os países desenvolvidos dobram o financiamento coletivo da adaptação a partir dos níveis de 2019 até 2025

-Novo programa de trabalho da ONU para aumentar os cortes de GEE, relatando na COP27 em 2022

-Países ‘árabes’ [língua forte] que não fizeram novos planos para fazê-lo até 2022

– Solicita a todos os países que aumentem as metas climáticas em linha com 1,5-2C até e de 2022

– Avaliação anual da ONU dos planos climáticos de 2022

– Sinalizar aos países para acelerar a mudança de combustíveis fósseis, carvão para energia renovável

-Nota “profundo pesar” dos países desenvolvidos por perderem a meta de US $ 100 bilhões

– Insta os países a ‘cumprirem totalmente a meta de US $ 100 bilhões’ urgentemente ‘até 2025

– Congratula-se com a continuação da operacionalização da rede de Santiago

– A rede Santiago terá recursos para apoiar a assistência técnica

– Exorta os países a fornecer fundos para a rede de Santiago

Livro de regras de Paris – o que aconteceu

Mercados de carbono – Artigo 6

O texto fechou algumas das brechas ultrajantes, mas não é firme o suficiente para impedir que empresas e países usem os créditos de carbono como uma maneira fácil de continuar poluindo. E, de forma vital, o imposto sobre algumas dessas transações que vai ajudar a financiar os países mais pobres na adaptação à mudança climática foi removido. Os negociadores vêm tentando assinar esse acordo há anos, mas o que foi fechado na COP26 é um compromisso que não passa totalmente no teste de integridade.

Transparência

As novas regras representam uma nova era no escrutínio das promessas climáticas do governo e garantirão que até 2024 todos possam avaliar o que os outros países estão fazendo. Isso significa que um elemento central do Acordo de Paris estará instalado e funcionando em meados da década de 2020, e agora devemos ter informações mais regulares e mais robustas sobre o estado das emissões de GEE e o progresso feito na implementação dos NDCs.

Propostas de que algumas Partes não usariam todas as mesmas tabelas e formatos para relatórios não estão mais incluídas no texto. O texto inclui referências ao apoio às Partes países em desenvolvimento e mantém o prazo para a apresentação dos primeiros relatórios bienais de transparência sob o Acordo de Paris até 2024.

Linhas do tempo

As regras acordadas significam que todos os países devem entregar planos climáticos à ONU em ciclos de 5 anos, embora os analistas apontem para o uso da palavra ‘encorajado’ para usar um prazo comum para PADs começando em 2025 (com países apresentando 2035 PADs em 2025, 2040 NDCs em 2030, etc). Essa linguagem “encorajada” está mais fraca do que antes.

O que mais foi acordado

Boris Johnson definiu como uma medida de sucesso para esta ação da COP sobre carvão, carros, dinheiro e árvores. Houve um tsunami de negócios realizados durante o COP, mas o bom deve ser separado do ruim e do feio: encontre uma avaliação de todos os principais negócios aqui.

O Climate Action Tracker descobriu que os acordos de metano, carvão, florestas e transporte contêm ações adicionais que fechariam a lacuna de emissões para um caminho de 1,5 ° C em 9% ou 2,2 GtCO2e.

Os negócios entram em uma transição que está em andamento o suficiente para que não haja mais um caso significativo para investir em uma nova infraestrutura de carbono pesado, de acordo com o think tank Systemiq em um relatório divulgado durante a COP. Todos os principais setores são capazes de desenvolver soluções verdes de custo competitivo até 2030, o que significa que o caso de negócios para qualquer infraestrutura de alto carbono construída hoje deve ser seriamente questionado.

Para que a ação setorial ajude a fechar a lacuna do limite de 1,5 C a tempo, os governos precisarão implantar políticas de apoio e os signatários desses acordos precisarão ser responsabilizados para cumprir suas promessas.

* Este boletim diário da Conscious Advertising Network (CAN) é feito com informações dos jornalistas Ed King, Marina Lou e Cínthia Leone. Diariamente destacam os principais assuntos da COP26.

 

@MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!