Ao lado de Áurea Carolina e Mária do Rosário, Benedita compõe uma bancada feminina e progressista para presidir a pasta da cultura no legislativo.

Presidência feminina já é um marco na comissão de cultura da Câmara dos Deputados

Foi em protesto contra o assassinato de Marielle Franco e um ano de impunidade a favor dos mandantes do crime, que as deputadas Benedita da Silva (PT/SP), Maria do Rosário (PT/RS) e Áurea Carolina (PSOL/MG) tornaram-se hoje, respectivamente, presidenta, 1ª vice-presidenta e 2ª vice-presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Em entrevista à Mídia NINJA, as deputadas falaram sobre o desafio de compor uma comissão. “É grande a responsabilidade porque a gente sabe que os instrumentos da cultura estão sendo eliminados do projeto político do governo”, disse a deputada Benedita da Silva. Afirmou ainda que a comissão precisará lutar pelo orçamento público para a cultura, mesmo sem ministério e que precisará conhecer “os rincões” do Brasil.

“Nós queremos mais livros e menos armas, uma sociedade de valorização da vida, de verdade”, disse a deputada Áurea Carolina, lembrando o massacre de Suzano e compreendendo a cultura no seu sentido social e como direito humano fundamental para a sociedade.