Foto: Divulgação / BaianaSystem

Curta documental criado pelo BaianaSystem apresenta um manifesto visual a partir dos sentidos, percepções e reflexões provocados pela ausência do Carnaval em Salvador.

A obra “Manifestação: Carnaval do Invisível” é um documentário musical inédito, com duração de 22 minutos, realizado pela Máquina de Louco com produção associada da Janela do Mundo. A história é contada a partir do olhar do personagem “Invisível”, que volta à cena para manifestar aquilo que os sentidos sozinhos não dão conta. Uma testemunha da história com suas marcas e seu olhar mais profundo.

Com estreia marcada para o dia 21 de fevereiro, às 9h, através do canal da Amazon Music no Youtube, o filme foi realizado nas ruas do centro antigo de Salvador, onde o Carnaval acontece. Um território potente, de construção de identidades, mas também de conflitos e tensão social. Através de depoimentos, imagens de arquivo e metáforas visuais, a narrativa é costurada pela onipresença da música, substrato e fundamento da festa.

O documentário vem justamente no momento em que a representação do silêncio abre novos caminhos. O renascimento que se propõe a partir das Cinzas tem ainda mais força com a necessidade de renovar as esperanças, de acreditar que a ocupação dos espaços é a grande maneira de transformar, e o Carnaval continua sendo uma joia desse experimento humano nas Américas.