Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Por Mads Teraoka

Bárbara de Kássia Godoy Domingos é o nome da atleta de Ginástica Rítmica que fez história pelo Brasil e traz a esperança da conquista olímpica na competição deste ano. Nascida em 2 de março de 2000 em Curitiba, Paraná, Babi Domingos foi a primeira brasileira a conquistar o ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e a primeira brasileira a entrar para o Top 12 do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. 

Início da paixão pelo esporte

Foi no ano de 2005 que a pequena Babi assistiu a performance de Daiane dos Santos na televisão pela primeira vez, ali ela não só decidiu ter Daiane como sua grande inspiração, como muitos de nós dentro e fora do esporte, mas também se apaixonou pela arte da ginástica e determinou que seguiria os passos da atleta que tanto admirava. 

Cerca de um ano depois, com 6 anos, Babi Domingos inicia sua trajetória no esporte olímpico e conhece Márcia Neves, técnica que a treinou e a acompanhou durante toda a sua trajetória. 

Foto: Arquivo pessoal

Dos primeiros títulos a grandes feitos

No ano de 2018, Bárbara arrematou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos e, em 2019, foi destaque em terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Também em 2019, Babi conquistou a melhor posição brasileira até então no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, ficando em 31º na competição geral, recorde que a própria quebraria anos depois. 

Nessa época, Babi dividia os holofotes com outra grande ginasta, Natália Gaudio, que se aposentou em 2021, deixando Babi como protagonista do esporte brasileiro nos últimos anos. 

Bárbara enfrentou os desafios da pandemia do coronavírus no ano de 2020, com o resto do mundo, além dos seus próprios desafios, como uma lesão no quadril. A atleta não conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, mas foi nesse ano que ela se superou no Mundial de Ginástica Rítmica. Foi a primeira brasileira a ir para uma final individual, se classificando em 13º lugar e quebrando aquele recorde de 2019. 

Em 2022, mais desafios encararam a ginasta. Uma lesão a tirou da modalidade por nove meses, mas sua determinação novamente falou mais alto. Ainda em agosto de 2022, Babi se destacou no Campeonato Brasileiro de ginástica e foi só o início de mais uma grande temporada da esportista. 

Vaga olímpica e outras conquistas

Ao som de “Bad Romance”, de Lady Gaga, Babi Domingos deu mais um show na fita e terminou a fase de classificação do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em agosto de 2023, na Espanha, em 14º lugar no individual geral, conquistando assim a tão esperada vaga olímpica. 

Já em novembro do mesmo ano, conquistou mais cinco medalhas no Pan-Americano de Santiago, sendo quatro delas junto a outro destaque da ginástica brasileira, Duda Alexandre

No último final de semana (23), Bárbara se apresentou na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica e alcançou a marca de 28ª colocada nas maças e 47ª nas fitas, com algumas dificuldades,. 

O legado de Babi Domingos está marcado na história da ginástica brasileira, por todos os seus recordes e conquistas. Ela é inspiração para diversos jovens atletas, assim como Daiane dos Santos foi a sua, e motivo de muito orgulho para todo brasileiro que é fã de esporte. O Brasil assiste e torce por Bárbara de Kássia Godoy Domingos nas Olimpíadas de Paris desse ano, com a esperança de mais títulos inéditos e reconhecimento por tantas vitórias já conquistadas. 

Foto: Ricardo Bufolin/CBG