Aliado de primeira hora de Bolsonaro, ex-chefe do GSI foi convocado para depor na CPI do Distrito Federal

Foto: Alan Santos/PR

Por Cley Medeiros

Aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro (PL), o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, foi convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Distrito Federal, que apura os responsáveis pelo ato terrorista contra a sede dos três poderes, em 8 de janeiro.

Os deputados querem saber se Heleno aparelhou o GSI com militares favoráveis aos invasores. A CPI também quer saber qual foi o papel do gabinete durante os dias que antecederam a posse de Lula, no dia 1º de janeiro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que as investigações apontam o envolvimento direto por ação e omissão de pessoas ligadas ao GSI durante os atos que destruíram a sede dos três poderes.

Funcionários ligados ao gabinete, militares da ativa, estiveram presentes no acampamento bolsonarista, que foi embrião dos atentados, e ainda gravaram vídeos incentivando a participação nos atos.

A CPI começou a ouvir no início deste mês funcionários e servidores responsáveis pela segurança do Distrito Federal na ocasião.