Foto: FIFA

Texto de Fracielli Felix para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Histórico! A Austrália se classificou para a semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez, eliminando as francesas nos pênaltis. Foi 0x0 no tempo normal e 7×6 nas penalidades.

Em busca de uma vaga na semifinal na Copa do Mundo Feminina, que ocorreu no estádio Brisbane, na Austrália, as donas da casa enfrentaram neste sábado a França.

O primeiro tempo entre as equipes o jogo foi muito movimentado, com os times se estudando. A seleção francesa levou perigo ao gol das Matildas, com muitos lances perigosos. Tiveram a oportunidade abrir o placar e sair na frente vencendo, mas a goleira Mackenzie Arnold fez defesas extraordinárias. Com o avançar da partida, as australianas começaram se sentir à vontade, e aproveitaram o momento da falha das francesas. Ainda assim, o primeiro tempo terminou sem gols.

No segundo tempo, as australianas voltaram com outra postura. Sam Kerr entrou e já atraiu a defesa para si, deixando a suas companheira livres para finalizar de fora da área. As francesas voltaram com baixo rendimento, muitas falhas e poucos lances perigosos, deixando o seu treinador muito irritado. Destaque para Sam Kerr e Mary Fowler, que levaram perigo ao gol francês.

As francesas tentaram reagir sem sucesso e a partida avançou para a prorrogação.

No primeiro tempo as francesas voltaram de forma diferente, tendo mais lances perigosos e chance de fazer gol. Wendie Renard chegou a marcar, mas fez falta em cima da jogadora australiana e o gol foi anulado. A prorrogação seguiu equilibrada e terminou no zero a zero.

Nos pênaltis, ambos times perderam cobranças, com defesas das goleiras. Foram 10 batidas até a Austrália conseguir cravar sua vitória sobre as francesas e avançar, pela primeira vez em sua história, para uma semifinal. Em casa, a vitória tem mais sabor.