O registro conta com imagens inéditas, entrevistas e depoimentos dos envolvidos na jornada, que foi um marco de engajamento da população

.

Por Sérgio Madruga

A corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo em 2020 foi bastante acirrada. A mobilização da esquerda para conseguir um respiro de esperança em meio ao caos bolsonarista instaurado no país foi incansável. O professor e líder do MTST Guilherme Boulos e sua vice Luiza Erundina (PSOL), lutaram e resistiram ao lado de tantos que tinham como objetivo vencer a disputa. Apesar do resultado não ter sido a nosso favor, a campanha de Boulos deixou um legado de que algo melhor está por vir, e que aquele era só o começo da caminhada pela mudança.

A trajetória da campanha do candidato pode ser conferida no documentário “Radical”, lançado no dia 3 de julho e disponível na íntegra no canal da Mídia Ninja no YouTube. A produção tem direção de Gabriel Gallindo, co-direção de Clarice Lissovsky, direção de fotografia de Leandro Paiva e Montagem de Danilo Craveiro.

O registro apresenta os bastidores da campanha de Boulos e Erundina, mostrando as estratégias, objetivos e desafios, desta que foi uma eleição histórica, começando com um baixo número nas pesquisas de intenção de voto, mas que com muita mobilização e engajamento dos eleitores, acabou indo para o segundo turno, com o resultado de 40,62% de votos. O trabalho de base, de escuta, de participação e de afeto executado por Boulos e sua equipe, é exibido através de imagens inéditas, falas e depoimentos.

A pré-estreia do documentário aconteceu no dia 29 de junho, no Cine Belas Artes, em São Paulo. A sessão contou com a presença da equipe responsável pelo doc, assim como o próprio Guilherme Boulos, que comemorava o resultado da produção celebratória de sua bela campanha, que segundo ele: “Apesar de não ter ganhado as eleições, ganhou mentes e corações. Foi uma campanha de mobilização, de engajamento e de esperança na cidade de São Paulo”, disse.

Para o diretor Gabriel Gallindo, o trabalho é um presente para todos que sentiram um pouco de esperança com aquela campanha: “Tantas pessoas em São Paulo, no Brasil inteiro, teve muita gente que participou, então a gente teve a oportunidade de contar essa história do início ao fim”, afirmou.

Segundo a co-diretora Clarice Lissovsky, a ideia do filme era de fato mostrar ao público um pouco dos detalhes da campanha, de toda a organização e do quanto ela foi ganhando força, sendo aderida por diferentes grupos sociais.

“A gente falou com quase todo mundo que tinha participado. Muita gente se envolveu né, a campanha foi crescendo de forma muito orgânica, então a gente tentou mostrar também essas pessoas que foram se engajando porque viram que aquilo estava provocando uma mudança (…) e foram chegando junto, diretores, muitos artistas, cantores, a galera do rap, do samba, todos foram se aproximando”, contou.

Confira o documentário “Radical” abaixo: