Foto: Reprodução / Twitter

Moradores realizaram um protesto na BR-101, em Umbaúba (SE), pela morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, asfixiado com gás lacrimgênio dentro do porta-malas de uma viatura. Manifestantes fecharam duas vias desde cedo, nesta quinta-feira (26), colocando fogo em pneus. Em um vídeo é possível ver dezenas de moradores organizados, avançando contra uma viatura policial.

Com faixas e cartazes, manifestantes pediram justiça e punição aos policiais responsáveis pela morte de Genivaldo. Ele sofria de esquizofrenia e não cometeu nenhum crime.

O Instituto Médico Legal de Sergipe apontou hoje (26) asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda como causas da morte. A Secretaria de Segurança Pública confirmou na manhã desta quinta-feira.

Genivaldo estava com o sobrinho quando foi abordado por policiais, que foram informados do transtorno psiquiátrico. O sobrinho tentou conversar com os policiais, e pedir que o tio se acalmasse. Mesmo assim, os policiais usaram spray de pimenta e o colocaram na viatura. Ele foi submetido a câmara de gás então, e levado a delegacia, mas já chegou desacordado. Genivaldo foi levado ao hospital mas já estava morto.

Genivaldo era casado e tinha um filho. A família registrou boletim de ocorrência e a Polícia Civil já está coletando depoimentos, além de ter registrado o caso.