Milena Titoneli, ouro no Taekwondo categoria até 67kg. Foto: Abelardo Mendes Jr / rededoesporte.gov.br

Texto: Marina Staudt / PanAmericanas

O Time Brasil atingiu nesta segunda-feira (29) a marca de 27 medalhas no sexto dia de competição. A delegação brasileira que está em Lima, obteve conquistas em diversas modalidades como: Taekwondo (2 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze), Ginástica Artística (5 medalhas), Triatlo (4), Canoagem Velocidade (3 cada), Patinação, Ciclismo Montain Bike (2 cada) e Tiro Esportivo, Hipismo, Pentatlo Moderno e Esqui Aquático (1 cada). No momento, apenas três países superam o Brasil: Canadá (33) e México (32) e Estados Unidos (44). No quadro geral, a delegação brasileira ocupa a terceira posição com um total de 8 ouros, 6 pratas e 13 bronzes.

A conquista brasileira de maior destaque no sexto dia do Pan, foi do Taekwondo. Na categoria até 67 kg, Milena Titoneli conquistou o ouro numa luta parelha com a norte-americana Paige Pherson. A brasileira venceu por 9 a 7. Milena se tornou a primeira mulher brasileira campeã do taekwondo nos Jogos Pan-Americanos. Na final da categoria masculina até 80 kg, Ícaro Martins ficou com a prata, sendo derrotado pelo colombiano Miguel Trejos por 19 a 17. O Time Brasil alcançou sua melhor campanha no esporte na história dos Jogos, com 7 medalhas conquistadas. A primeira desta segunda veio com Maicon Andrade, que derrotou o equatoriano Jesus Perea na disputa da medalha de bronze, na categoria acima de 87 kg. Outra medalha de bronze ficou com Raiany Fidelis, na categoria acima de 67 kgs, que derrotou a venezuelana Carolina Fernandez.

Na Ginástica Artística a delegação brasileira ficou com o bronze, feito conquistado pela ginasta Flávia Saraiva, garantindo a medalha de terceiro lugar no individual geral. A brasileira somou 54.350 pontos, ficando atrás somente da canadense Ellie Black (ouro com 55.250) e da também canadense Riley McCusker (prata com 55.125).

Teve bronze também no hipismo! O adestramento por equipe do hipismo trouxe ao Brasil o terceiro lugar, obtido pelos brasileiros Pedro Tavares, Leandro da Silva, João Paulo dos Santos e João Victor Marcari. A posição garantiu a presença do Brasil na modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Os bronzes não para por aí! No Pentatlo Moderno feminino, a equipe composta por Isabella Antonietto e Priscila Santana garantiu a medalha do terceiro lugar. O ouro ficou com as norte-americanas e a prata com as cubanas. Na modalidade individual do wakeboard, Mariana Nep trouxe mais um bronze para o Brasil.

Na Canoagem somos ouro! Isaquias Queiroz conquistou a medalha de ouro na prova de 1.000 metros do C1 da canoagem de velocidade, num tempo de 3min47s631. A medalha foi a quarta conquistada por Isaquias em Jogos Pan-Americanos. Além do ouro, o Brasil conquistou dois bronzes na modalidade. Ana Paula Vergutz nos 500 metros de K1, com 1min54s294 e Vagner Souta nos 1.000 metros do K1, num tempo de 3min35s960.

O Triatlo brasileiro também é ouro! No revezamento misto, a equipe brasileira composta por Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Kauê Willy subiram ao topo mais alto do pódio! Uma equipe jovem, competitiva e vencedora. Esta foi a quarta medalha brasileira da modalidade no Pan 2019.