Por Francielli Felix

O Sport Club Corinthians Paulista de futebol feminino foi criado em 1997, quando tivemos como destaque a jogadora Milene Domingues, a rainha das embaixadinhas. Milene atuou no time paulista entre 1997 até 2001 e depois foi para o time europeu. Hoje atua como jornalista na área de esporte. Com toda a situação financeira e sem patrocínios, o time feminino do Corinthians foi desativado em 2009.

As Brabas do Timão, como são conhecidas dentro do Pacaembu, iniciaram em 2016 com novo formato e fazendo uma grande parceria com outro time, o Grêmio Audax Osasco, trilhando novos voos e conquistando seu primeiro título da Copa do Brasil. No ano seguinte, levantou a Taça Libertadores, chegando até a final invictas e derrotando o colo do Chile. Esta parceria durou apenas dois anos junto com o time Grêmio Audax.

Com esta situação, o time paulista começou a caminhar com as próprias pernas sem depender de outros times. Reformulou toda a equipe técnica, começando pela direção. Cris Ganbare, hoje atual diretora do futebol feminino, antes era conselheira do time corinthiano. Após isto, em 2016, chegou o técnico Arthur Elias, que atuava até hoje pelo time feminino corinthiano. Ele é responsável pelos títulos que a equipe feminina vem conquistando com muito trabalho e planejamento e ganhando títulos importantes, colocando as brabas do timão em primeiro no ranking do futebol feminino.

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Hoje ele não faz mais parte da equipe das Brabas do Timão e vai comandar a Seleção Brasileira feminina. Sua missão agora é a busca do tetracampeonato no brasileirão feminino. Em entrevista à imprensa, o técnico Arthur Elias deixou um recado muito importante:

“A minha trajetória está se iniciando neste momento, aproveitar para parabenizar o Corinthians por esta torcida e agradecer ao presidente Duílio (Monteiro Alves) por todo o apoio e todos os profissionais que trabalharam comigo.”

Títulos importantes conquistado pelas Brabas do Timão:

Copa do Brasil Feminina 2016
Libertadores Feminina de 2017
Campeonato Brasileiro Feminino 2018
Copa Libertadores Feminina 2019
Campeonato Paulista Feminino 2019
Campeonato Brasileiro Feminino 2020
Campeonato Paulista Feminino 2020
Campeonato Brasileiro Feminino 2021
Libertadores Feminina 2021
Campeonato Paulista Feminino 2021
Supercopa do Brasil Feminina 2022
Campeonato Brasileiro Feminino 2022
Copa Paulista Feminina 2022
Supercopa do Brasil Feminina 2023

Com informações de meutimao.com.br e Identidade Corinthiana

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube